O Orkut foi descontinuado em 30 de setembro de 2014, e o Google deu o prazo de dois anos para você baixar seu perfil e fotos da rede social. Bem, este prazo está acabando – veja como salvar seus dados.

Um réquiem para o Orkut
• As lembranças das comunidades de zoeira no Orkut

Antes de tudo, vale lembrar que as comunidades públicas do Orkut não serão deletadas: não é possível postar nada nelas, é claro, mas todo esse conhecimento coletivo permanecerá disponível em orkut.google.com.

(O domínio orkut.com leva você a uma carta do engenheiro turco Orkut Büyükkökten, recomendando que você use a rede social dele, chamada Hello.)

Então vamos lá: você quer saber o que permaneceu em seu perfil do Orkut? Vá em google.com/settings/takeout/custom/orkut e clique em Próxima:

salvar orkut

Depois, selecione o tipo de arquivo e onde você quer obtê-lo: em um link por e-mail (ele ficará disponível para download durante uma semana), ou no Google Drive/Dropbox/OneDrive. Agora é só clicar em Criar arquivo:

salvar orkut 2

O Google avisa que esse processo pode demorar, mas envia um e-mail quando o arquivo estiver pronto.

salvar orkut 3

Se você escolheu a opção do link, aparecerá um botão “Fazer download”. Eu inicialmente pedi para salvar o arquivo no Google Drive; neste caso, é só clicar em Abrir e depois fazer o download.

salvar orkut 4

Agora é descompactar o arquivo .zip e voltar no tempo em seu perfil. Vá até a pasta Takeout > Orkut > Perfil e abra o arquivo index.html. Ele será mais ou menos assim:

salvar orkut 5

Entre as comunidades que você seguia, algumas terão links ativos – é que elas foram salvas no arquivo do Orkut. (As outras foram deletadas por não serem públicas.)

E se você for até a pasta Takeout > Orkut > Fotos, verá as imagens que estavam em seus álbuns da rede social (lembra quando o limite eram 12 por álbum?).

salvar orkut 6

O que você vai fazer com seus arquivos antigos: postar em outra rede social pela nostalgia? Guardá-los numa pasta em seu computador chamada “Momentos…”? Ou deixar o Google apagar tudo para sempre?

O prazo para recuperar seus dados do Orkut acaba nesta sexta-feira (30).

Foto por Kailash Naik/Flickr