_Cultura

Os 10 melhores filmes da Marvel, segundo o Rotten Tomatoes

Desde 2008, com a estreia de “Homem de Ferro” e o pontapé do MCU, a Marvel já lançou mais de 30 filmes com os super-heróis. Aqui estão os 10 melhores

Marvel

Imagem: Reprodução

“Homem de Ferro”, lançado em 2008, deu início ao que seria um dos maiores sucessos da atualidade. O longa abriu o Universo Cinematográfico Marvel (MCU), que desde então continua se expandindo, e com uma base fiel de fãs.

Com mais de 30 filmes lançados, fica difícil saber fazer um ranking honesto sem cair naquele argumento de “porque é meu herói preferido”. Por isso, o Rotten Tomatoes (site de crítica de audiovisual) fez um ranking classificando os longas segundo a avaliação do portal.

Confira abaixo quais são os 10 melhores da Marvel, segundo o Rotten Tomatoes.

10 – Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)

Na décima posição, “Homem-Aranha: Longe de Casa” tem o certificado fresh do Rotten Tomatoes, com 90% de aprovação da crítica e 95% por parte do público. É classificado como “uma mistura imprevisível de romance adolescente e ação de super-herói”, que preparou “o cenário para a próxima era do MCU”.

A trama mostra Peter Parker (Tom Holland) em uma viagem de duas semanas pela Europa, ao lado de seus amigos de colégio, quando é surpreendido pela visita de Nick Fury (Samuel L. Jackson). Precisando de ajuda para enfrentar monstros nomeados como Elementais, Fury o convoca para lutar ao lado de Mysterio (Jake Gyllenhaal), um novo herói que afirma ter vindo de uma Terra paralela. Além da nova ameaça, Peter precisa lidar com a lacuna deixada por Tony Stark, que deixou para si seu óculos pessoal, com acesso a um sistema de inteligência artificial associado às Indústrias Stark.

9 – Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021) 

“Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” foi lançado em 2021 e faz parte da fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel. O longa ocupa a nona posição, com o certificado fresh do Rotten Tomatoes, com 91% de aprovação da crítica e 98% por parte do público. “Não está totalmente livre da fórmula familiar da Marvel, mas expande o MCU de várias maneiras”, diz o site.

O longa conta a história de Shang-Chi (Simu Liu), um jovem chinês que é o filho do líder de uma organização criminosa poderosa. O rapaz foi criado desde criança para ser um guerreiro, mas decidiu abandonar esse caminho e fugiu para viver uma vida pacífica. Porém, tudo isso muda quando ele é atacado por um grupo de assassinos e se vê forçado a enfrentar seu passado.

8 – Os Vingadores (2012)

Lançado em 2012, “Os Vingadores” é um clássico do Universo Cinematográfico da Marvel, que marca a primeira união da equipe de super-heróis. O longa mostra Loki (Tom Hiddleston) retornando à Terra enviado pelos chitauri, uma raça alienígena que pretende dominar os humanos. Com a promessa de que será o soberano do planeta, ele rouba o cubo cósmico dentro de instalações da S.H.I.E.L.D. e, com isso, adquire grandes poderes.

Loki os usa para controlar o dr. Erik Selvig (Stellan Skarsgard) e Clint Barton/Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), que passam a trabalhar para ele. No intuito de contê-los, Nick Fury (Samuel L. Jackson) convoca um grupo de humanos poderosos, mas que jamais haviam trabalhado juntas: Tony Stark/Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Steve Rogers/Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Bruce Banner/Hulk (Mark Ruffalo) e Natasha Romanoff/Viúva Negra (Scarlett Johansson).

No ranking dos melhores filmes da Marvel Studios, “Os Vingadores” ocupa a oitava posição com o certificado fresh do Rotten Tomatoes. Nas avaliações, tem 91% de aprovação da crítica e 91% por parte do público. Graças a um roteiro que enfatiza a humanidade de seus heróis e uma riqueza de cenários superpoderosos, Os Vingadores faz jus ao seu hype e eleva o nível da Marvel no cinema”. Não dá para negar que foi um marco – discutivelmente, o maior da lista.

7 – Guardiões da Galáxia (2014)

A equipe mais aleatória da galáxia não poderia ficar de fora, né? O primeiro “Guardiões da Galáxia” foi lançado em 2014, e conta a história de Peter Quill (Chris Pratt), que foi abduzido da Terra quando ainda era criança. Adulto, fez carreira como ladrão e ganhou o nome de Senhor das Estrelas. Quando rouba uma esfera, na qual o poderoso vilão Ronan, da raça kree, está interessado, passa a ser procurado por vários caçadores de recompensas.

Para escapar do perigo, Quill une forças com quatro parceiros: Groot, uma árvore humanóide (Vin Diesel), a sombria e perigosa Gamora (Zoe Saldana), o guaxinim rápido no gatilho Rocket Racoon (Bradley Cooper) e o vingativo Drax, o Destruidor (Dave Bautista). Mas o Senhor das Estrelas descobre que a esfera roubada possui um poder capaz de mudar os rumos do universo, e logo o grupo deverá proteger o objeto para salvar o futuro da galáxia.

Na sétima posição, o longa possui o certificado fresh do Rotten Tomatoes. Nas avaliações, tem 92% de aprovação da crítica e 92% por parte do público. Classificada como “tão irreverente quanto os fãs dos quadrinhos malucos da Marvel esperariam – além de engraçado, emocionante, cheio de emoção e repleto de maravilhas visuais”, é, provavelmente, uma das melhores surpresas da lista.

6 – Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

Em 2017, o amigão da vizinhança ganhou seu próprio filme após ser inserido no Universo Cinematográfico da Marvel. Em “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”, a trama mostra o herói depois de atuar ao lado dos Vingadores, e chega a hora de Peter Parker (Tom Holland) voltar para casa e para a sua vida (que está longe de ser normal). Lutando diariamente contra pequenos crimes nas redondezas, ele pensa ter encontrado a missão de sua vida quando o terrível vilão Abutre (Michael Keaton) surge amedrontando a cidade. O problema é que a tarefa não será tão fácil como ele imaginava.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar faz tudo o que um segundo reboot pode trazer, oferecendo uma aventura colorida e divertida que se encaixa perfeitamente no amplo MCU sem se atolar na construção de franquias”. No Rotten Tomatoes, o longa conquistou 92% de aprovação da crítica e 87% por parte do público, além do certificado fresh.

5 – Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)

Outro filme do teioso que está no ranking é “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa”. Lançado em 2021, Peter Parker (Tom Holland) precisará lidar com as consequências da sua identidade como herói ter sido revelada. Incapaz de separar sua vida normal das aventuras de ser um super-herói, além de ter sua reputação arruinada por acharem que foi ele quem matou Mysterio e pondo em risco seus entes mais queridos, Parker pede ao Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) para que todos esqueçam sua verdadeira identidade.

Entretanto, o feitiço não sai como planejado e a situação torna-se ainda mais perigosa quando vilões de outras versões de Homem-Aranha de outro universos acabam indo para seu mundo. Agora, Peter precisa deter os vilões de suas outras versões e fazer com que eles voltem para seu universo original.

No Rotten Tomatoes, o longa conquistou 93% de aprovação da crítica e 98% por parte do público, além do certificado fresh. Nas palavras do site, é “uma sequência maior e mais ousada do Homem-Aranha: Sem Volta para Casa”, que “expande o escopo e as apostas da franquia sem perder de vista seu humor e coração”. Nada como o bom e velho fan service, né?

4 – Thor: Ragnarok (2017)

Lançado em 2017, o longa mostra o herói/deus nórdico interpretado por Chris Hemsworth preso do outro lado do universo. Ele precisa correr contra o tempo para voltar a Asgard e impedir o Ragnarok, a destruição de seu mundo, que está nas mãos da poderosa e implacável vilã Hela (Cate Blanchett).

No Rotten Tomatoes, o longa conquistou 93% de aprovação da crítica e 87% por parte do público, além do certificado fresh. “Emocionante, engraçado e, acima de tudo, divertido, Thor: Ragnarok é uma colorida aventura cósmica que estabelece um novo padrão para sua franquia – e para o resto do Universo Cinematográfico Marvel”.

3 – Homem de Ferro (2008)

O longa apresenta o grande público a Tony Stark (Robert Downey Jr.), um bilionário que também é um brilhante inventor. Ao ser sequestrado ele é obrigado por terroristas a construir uma arma devastadora mas, ao invés disso, constrói uma armadura de alta tecnologia . A partir de então ele passa a usá-la para combater o crime, sob o alter-ego do Homem de Ferro.

“Homem de Ferro turbina o gênero de super-heróis com uma inteligência hábil e um senso de diversão contagiante”, diz a crítica. Nas avaliações, o longa conquistou 94% de aprovação da crítica e 91% por parte do público, além do certificado fresh.

2 – Vingadores: Ultimato (2019)

“Vingadores: Ultimato” estreou em 2019 e se passa após Thanos eliminar metade das criaturas vivas em “Vingadores: Guerra Infinita”, e os heróis precisam lidar com a dor da perda de amigos e seus entes queridos. Com Tony Stark (Robert Downey Jr.) vagando éço espaço, o Capitão América/Steve Rogers (Chris Evans) e a Viúva Negra/Natasha Romanov (Scarlett Johansson) precisam liderar a resistência contra o vilão.

Na segunda posição do ranking, o longa possui 94% de aprovação da crítica e 90% por parte do público, além do certificado fresh por parte do Rotten Tomatoes. “Emocionante, divertido e emocionalmente impactante, Vingadores: Ultimato faz o que for preciso para entregar um final satisfatório para a épica Infinity Saga da Marvel”, afirmam os críticos.

1 – Pantera Negra (2018)

Em primeiro lugar no ranking temos “Pantera Negra”, de 2018, que nos apresentou a história do Rei T’Challa (Chadwick Boseman). de Wakanda. O longa possui 96% de aprovação da crítica e 79% por parte do público, além do certificado fresh do Rotten Tomatoes. A crítica pontua que o filme “eleva o cinema de super-heróis a novos patamares emocionantes enquanto conta uma das histórias mais envolventes do MCU – e apresenta alguns de seus personagens mais completos”.

A trama de “Pantera Negra”, se passa após a morte do rei T’Chaka (John Kani). O príncipe T’Challa (Chadwick Boseman) retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação. Ssão reunidas as cinco tribos que compõem o reino, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T’Challa logo recebe o apoio de Okoye (Danai Gurira), a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri (Letitia Wright), que coordena a área tecnológica do reino, e também de Nakia (Lupita Nyong’o), a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha. Juntos, eles estão à procura de Ulysses Klaue (Andy Serkis), que roubou de Wakanda um punhado de vibranium, alguns anos atrás.

E aí, deu vontade de ver tudo novamente?

Sair da versão mobile