Chris Hemsworth, o Thor da Marvel, descobre uma predisposição ao Alzheimer

O astro revelou a descoberta durante gravações de série documental "Limitless" e tomou a decisão de passar mais tempo com a família. Entende mais sobre a constatação
Chris Hemsworth
Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

“Thor: Amor e Trovão” pode ter sido a última vez que vimos o astro Chris Hemsworth em ação — pelo menos por enquanto. O ator anunciou que fará uma pausa na carreira por motivos de saúde e ficará com a família. Em entrevista para a Vanity Fair, ele revelou ter descoberto uma predisposição ao Alzheimer e optou pela parada.

Hemsworth, de 39 anos, explicou que a decisão foi tomada após gravar um episódio de sua nova série, “Limitless”, que trata de questões relacionadas à morte. Produzida pela Disney, a série documental coloca Hemsworth em diversas atividades físicas extremas, exigindo o máximo de seu corpo.

A produção de seis episódios para a National Geographic mostra Hemsworth explorando todo o potencial do corpo humano, com capítulos dedicados à ciência da longevidade. Mas quando a Disney se ofereceu para remover as cenas em que Chris descobre sua propensão ao Alzheimer, o ator recusou.

Ao longo da série, ele se esforça para dominar diferentes maneiras de retardar o processo de envelhecimento e melhorar a saúde em sua vida futura.

“Fazer um episódio sobre a morte e enfrentar sua própria mortalidade me fez pensar: ‘Oh Deus, ainda não estou pronto para ir. Quero sentar e estar neste espaço com um maior senso de quietude e gratidão. E então você começa a falar sobre filhos e família e diz, ‘eles estão ficando mais velhos, estão crescendo e eu continuo colocando um filme em cima de outro.’ Antes que você perceba, eles têm 18 anos, se mudaram de casa, e eu perdi a janela. Realmente desencadeou algo em mim para querer tirar uma folga”, disse à Vanity Fair,

O ator descobriu a predisposição ao Alzheimer nos preparativos de “Limitless”. Um exame de sangue mostrou que o astro tem um gene característico, com uma tendência de oito a dez vezes mais de desenvolver a doença. Chris é casado com Elsa Pataky e tem a filha India, com dez anos, além dos gêmeos Sasha e Tristan, de oito anos.

“Não é um gene pré-determinista, mas é uma forte indicação”, disse ele. “Dez anos atrás acho que era considerado mais determinante”. Essencialmente, sua composição genética inclui duas cópias do gene APOE4 – uma de sua mãe e outra de seu pai. Esta combinação supostamente leva a um aumento do risco de Alzheimer. Uma em cada quatro pessoas carrega uma única cópia do gene, mas apenas 2 a 3% da população possui ambos, de acordo com um estudo de 2021 do National Institutes of Health.

A doença é degenerativa e causa a deterioração dos sistemas cognitivo e neurológico. E a ocorrência do gene o coloca em uma categoria de risco muito maior de ser afetado.

Por isso, desde que terminou de gravar a série, Chris tem finalizado outros compromissos. Intérprete do Thor da Marvel, Hemsworth ainda tem dois longas inéditos que estão em pós-produção: a continuação de “Resgate”, com lançamento previsto para 2023, e “Furiosa”, com estreia marcada para 2024.

O ator está atualmente em uma turnê publicitária para seus documentários, mas explicou que assim que terminar, vai diminuir o ritmo.

Hemsworth também está pronto para se despedir de Thor. Para a Vanity Fair, o astro comentou que o próximo filme que estrelará como o deus nórdico deverá ser seu último no icônico papel.

Ele interpretou Thor pela primeira vez em 2011, no filme que carrega o nome do personagem. Até o momento, foram oito filmes interpretando o personagem no universo Marvel, incluindo os icônicos “Vingadores: Guerra Infinita” e “Vingadores: Ultimato”. Seu último filme como o deus nórdico foi “Thor: Amor e Trovão”, lançado em 2022.

Inclusive, no final de “Thor: Amor e Trovão”, o herói asgardiano assumiu o papel de paizão ao “adotar” a filha de Gorr. Por isso, agora as possibilidades para uma nova aventura são diversas e o personagem pode ter o final que seu intérprete deseja. Porém, não temos como saber o que vai acontecer pelo menos até “Vingadores: Dinastia Kang” ou “Guerras Secretas” – isso se a Marvel não guardou surpresas para seu mapa de fases.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas