Os 4 recursos que você precisa testar no novo iOS 16

Tela de bloqueio incrementada, pastas seguras e mais. Veja as novidades que o recém-chegado iOS 16 oferece
ios 16
Imagem: Reprodução/Apple

O iOS 16, versão mais recente do sistema operacional mobile da Apple, começou a ser liberado no início desta semana — e trouxe uma série de recursos bem interessantes. Os principais são a possibilidade de personalizar (ainda mais) a tela de bloqueio, compartilhamento de álbuns com familiares ou amigos e proteção de pastas para guardar arquivos de imagem e vídeo na galeria.

Personalizar tela de bloqueio

Ao pressionar e segurar a tela de bloqueio e clicar na opção “customizar”, na parte inferior da tela, o usuário tem acesso a possibilidades de personalização da tela de bloqueio. É possível editar fontes, o estilo do relógio, adicionar widgets e até aumentar ou diminuir a intensidade do desfoque de fundo. O iOS 16 consegue identificar pessoas e objetos em primeiro plano e realizar pequenas sobreposições na tela de bloqueio, criando uma sensação de profundidade na imagem. Além disso, ao selecionar uma imagem, o próprio sistema sugere fontes e cores que “combinam” com a foto escolhida.

Criar stickers

Um dos novos recursos da nova versão do sistema operacional é o recurso Live Objects, que permite o recorte de elementos de uma imagem, como pessoas ou objetos. O recorte é feito de forma automática e não exige que o usuário tenha conhecimento prévio de ferramentas de edição. Com isso, é mais fácil criar stickers para compartilhar em aplicativos de mensagem como o WhatsApp Messenger.

Preset de edição

É possível salvar alguns parâmetros de uma edição realizada em uma imagem e aplicá-la em outras fotos. A funcionalidade agiliza o processo de editar muitas imagens capturadas em um mesmo ambiente e evita que a ação seja executada de maneira manual — o que gastaria um tempo considerável.

Pastas seguras

Na nova versão do iOS é possível proteger determinadas pastas para restringir acesso a arquivos sensíveis. É possível configurar uma pasta para que ela seja acessada apenas por senha, Face ID ou Touch ID. Lembrando que o recurso de ocultar pastas da galeria também pode ser utilizado pelos usuários.

Assine a newsletter do Giz Brasil

O recurso de álbuns compartilhados foi postergado para versões futuras do iOS 16. Quando chegar, ele vai permitir que pastas no iCloud sejam compartilhadas por até seis pessoas, que podem adicionar, remover e alterar em imagens ou vídeos. Uma nova funcionalidade presente no app de câmera vai sugerir automaticamente o compartilhamento da imagem em uma pasta compartilhada se as pessoas que tiverem acesso forem identificadas na foto. Legal para avisar a galera em fotos em grupo.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas