Déjà vu? As 5 novas funções do iOS 16 que já estavam no Android

Novos recursos do IOS estarão disponíveis para o iPhone 8 ou posterior. Porém, alguns deles já são bem conhecidos dos usuários do Android
Déjà vu? As 5 novas funções do iOS 16 que já estavam no Android
Imagem: Apple/Reprodução

O iOS 16 está entre nós, com uma série de novos recursos. Por mais que muitos deles sejam, de fato, novidades para os fãs da marca da maçã, os usuários do Android já conhecem alguns deles há algum tempo.

Confira!

1. Teclado tátil no IOS

Pela primeira vez, o teclado virtual dos iPhones terá a opção de ativar o “Keyboard Haptics”, um recurso que fornece uma resposta tátil toda vez que uma tecla é pressionada. Agora, além do som, os usuários sentirão uma leve vibração ao digitar.

Essa “novidade” já estava presente há anos no sistema Android. Além disso, usuários do iOS podiam – também há anos – instalar o “Google Gboard” no iPhone para sentir a “tremidinha” ao digitar.

2. Tela sempre ativa

Os novos iPhones 14 Pro trazem o recurso de mostrar a hora, notificações e widgets na tela de bloqueio do celular, mesmo quando ele não está em uso. Personalizável, o recurso também mostra o papel de parede colorido.

Porém, a Samsung já tinha introduzido o modo de tela sempre ativo quando lançou o Galaxy Note 7, em 2016. Atualmente, vários aparelhos da marca sul-coreana trazem o recurso, inclusive, com preços mais acessíveis.

3. Detecção de acidentes

O recurso de detectar automaticamente acidentes de trânsito e entrar em contato com serviços de emergência já existe desde o Pixel 4, do Google. Por isso, a chegada do recurso nos iPhones 14 não é uma grande surpresa.

Por outro lado, com o lançamento da Apple, é provável que marcas rivais passem a querer trazer também esse recurso para seus aparelhos – que, até então, era exclusivo da linha Pixel.

4. Tradução de imagens

A Apple está promovendo na página do novo iOS 16 a informação de que o app “Traduzir” traz a função de usar a câmera para traduzir idiomas ao redor do usuário, como em uma placa ou menu de restaurantes, por exemplo.

Segundo a empresa, o aplicativo permite pausar a visualização para as traduções aparecerem sobre o texto. Também é possível ampliar a imagem para ver melhor ou traduzir o texto nas imagens guardadas no “Fotos”.

Essa “nova novidade” da Apple também já estava presente no Google Tradutor, que inclui outras funções, como tradução de escrita ou salvar expressões importantes. Além disso, o “Tradutor” da Apple tem suporte a uma combinação de algumas dezenas de idiomas. No “Google Tradutor”, esse número chega a 133 línguas.

5. Aplicativo Fitness

Na última semana, a Apple anunciou que todos os usuários do iOS terão acesso ao aplicativo Fitness+, mesmo aqueles que não têm um Apple Watch.

No Android, o Google Fit estava disponível há muito tempo para qualquer celular – incluindo os da Apple – e sem a obrigatoriedade de adquirir um relógio inteligente.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas