No mundo dos games, os gatos dão uma surra nos cães. Não do jeito que você está pensando, mas no quesito protagonismo. Enquanto cada vez mais felinos são os personagens principais de vários jogos, os cachorros têm ficado relegados a papéis secundários — ou, no máximo, sendo coadjuvantes de destaque.
Não é de hoje que as desenvolvedoras apostam em animais para fazer sucesso. “Sonic” e “Crash Bandicoot” são algumas das franquias de maior sucesso da indústria que já fazem isso a décadas. Jogos recentes, como “Stray” e “Blacksad: Under the Skin” são alguns dos games da nova geração que buscam espaço trazendo gatos como protagonistas.
Infelizmente, os cães ainda continuam mais afastados dos holofotes. Ainda assim, o melhor amigo do homem tem participações em vários games populares.
Confira a seguir os melhores jogos com cães e gatos:
Stray
Stray traz um gatinho que se perdeu de sua família como protagonista. O gato precisa encontrar o caminho de volta enquanto enfrenta os perigos de uma misteriosa cidade no estilo cyberpunk habitada por robôs.
Silent Hill 2
O jogo de terror tem um dos finais alternativos mais criativos da indústria dos games. Em um dos desfechos, o protagonista encontra Mira, um shiba inu que controla todos os eventos assustadores que acontecem na cidade de Silent Hill. A descoberta leva o protagonista à loucura.
Blacksad: Under the Skin
O game acompanha um gato-humanoide que se tornou detetive após deixar o serviço militar no final da Segunda Guerra Mundial. John Blacksad precisa desvendar um dos casos mais difíceis de sua vida como investigador, tentado descobrir os mistérios em torno do assassinato do dono de uma academia de artes marciais. A depender das escolhas do jogador, o game pode ter até seis finais diferentes.
Hades
Em Hades, é possível acariciar um amável cérbero que adora Zagreus, protagonista do game. Os jogadores que se preocuparem em fazer um carinho no cãozinho de três cabeças podem ganhar uma coleira como presente.
Night in the Woods
O jogo acompanha uma gata chamada Mae Borowski, que retorna após passar um tempo estudando fora de sua terra natal e encontra o lugar bem diferente de como deixou. O jogo é uma aventura 2D, com gráficos bem caprichados em um universo onde todos os personagens são animais.
Gravity Rush
Você pode até imaginar que um jogo com uma garota capaz de controlar a gravidade não tem nada a ver com animais, mas é aí que você se engana. Esses poderes foram concedidos a ela por um gato do espaço, que tem um poderoso vínculo com a protagonista e é sem dúvidas um dos elementos mais importantes do game.
Super Mario 3D World + Bowser’s Fury
Além da versão padrão do jogo, os fãs da Nintendo foram apresentados ao Cat Mario, que transforma o encanador mais famoso do mundo dos games em um pequeno felino. Além do protagonista, todos os outros personagens da franquia, com exceção do vilão Bowser, são gatos.
Dragon Age
Embora os cães estejam bem longe de serem protagonistas na série Dragon’s Age, eles são excelentes companheiros de batalha. Os Mabari são ótimos cães guerreiros que podem ser incluídos no grupo do jogador.