Eles estão conosco o tempo todo, conectados à internet, sincronizados com os serviços online mais importantes das nossas vidas. Existem aparelhos melhores para nos ajudar a lembrar das coisas do que os nossos smartphones?

PRIMEIRO LUGAR: MyReminders

Vou falar a verdade, sou esquecido pra caramba. E apesar daqueles apps de organização extremamente detalhados ajudarem, eles têm opções demais e são assustadores por isso. Eu precisava de um app no qual eu pudesse entrar e sair rapidinho. Ainda bem que eu achei o MyReminders. Ele é ultra simples: aperte o botão "mais", ajuste o horário e adicione um lembrete via texto ou voz. Leve e com uma interface bem direta, o aplicativo não mexe com nada que não seja absolutamente necessário, ele apenas foca em lembretes. Ele vem com uma home screen bonitinha o bastante, além de vários tipos de alerta (LED, display etc) para que você não esqueça mais nada. (US$ 1, com versão grátis.)

SEGUNDO LUGAR: Astrid Task/Todo List

Mas se você está mesmo procurando um desses apps com mais opções, o Astrid é o melhor. Ele é praticamente tão fácil de usar quanto o MyReminders, mas inclui opções mais avançadas, como integração com Google Tasks, níveis de prioridade, tags, lembretes com timer e integração com calendário. Se você é do tipo que fica fanático com configurações e listas, o Astrid dá conta do recado (apesar de ser um tanto mais feio que o MyReminders). E se você abrir a carteira e pegar a versão Power Pack por quatro dólares, ainda ganha os recursos mais chiques, como voz e widgets melhores. (Grátis, ou US$ 4 pelo Power Pack.)

TERCEIRO LUGAR: Jorte

Apesar de ser basicamente um app de calendário, o Jorte faz dupla jornada como gerenciador de tarefas também. Os principais atrativos são a integração com a agenda do Google e um widget bem útil que vem em um milhão de tamanhos diferentes. Adicionar tarefas é fácil (apesar de um pouco limitado), e é legal ter todos os seus compromissos e tarefas em um mesmo aplicativo (ainda isso tire um pouco do foco). (Grátis.)

TAMBÉM TESTAMOS:
* COL Reminder:
Um bom programinha de lembretes sobre ligações futuras ou estacionamentos. Um pouco limitado em outras áreas.
* RemindMe: Super fácil de adicionar lembretes, mas não tem widget ou opções para repetição.
* GeoNote: Mostra anotações contextualmente, baseado em onde você está.
* ColorNote: Não é um app de lembretes nos moldes clássicos, mas ele recria post-its na home screen para chamar a sua atenção.
* Google Task Organizer: Extremamente simples. Sincroniza com Google Tasks. Vem com um widget.
* Pure Calendar Widget: Aplicativo de calendário bem útil, com muitas opções de personalização, e bem bonito.
* Smooth Calendar: Outro widget de calendário que funciona bem.