Você já conhece o Galaxy S4. Já viu seus recursos inteligentes, seus acessórios, nossa análise. Já sabe que ele chega ao Brasil em abril. Logo quando você achava que acabaram as novidades… cabô não.

Como ele é por dentro

samsung-desomntado

Os chineses do site de tecnologia IT168 não perderam tempo: pouco antes do Galaxy S4 ser anunciado, eles publicaram um desmonte do aparelho ao estilo iFixit. E lá estão todos os componentes, organizados de forma bem compacta para caberem nos 7,9 mm de espessura.

Temos o processador de oito núcleos, a câmera de 13 megapixels, e todos os oito sensores, incluindo até temperatura e umidade. Eles também encontraram um chip da Synaptics, provavelmente o responsável pela tela funcionar com luvas. Este modelo desmontado é o dual-chip, voltado para a China; o modelo a ser vendido no Brasil deve ter só uma entrada para chip.

Câmera

galaxy s4 camera

A Samsung renovou o app da câmera, pegando a interface de sua própria Galaxy Camera. Agora há um grande seletor de modo em forma de carrossel, com prévias de como ficará a imagem. São 12 opções diferentes de foto.

Entre seus recursos, temos o Cinema Photo, que é basicamente um modo cinemagraph: ele cria GIFs animados, e você seleciona qual parte da imagem deve se mover.

Há também o Drama Shot, que tira várias fotos de algo em movimento e depois as combina em uma só imagem. Imagine fotografar alguém fazendo uma acrobacia ou cambalhota, por exemplo: os principais movimentos seriam capturados em uma só foto.

O DualShot usa as câmeras frontal e traseira ao mesmo tempo para tirar fotos (ou gravar vídeo), e coloca você na imagem, com a opção de escolher sua posição na foto. Você pode colocar sua cabeça dentro de um retângulo, ou um círculo, ou um coração, ou você pode dividir a tela.

Isto também permite o Dual Video Call: durante videochamadas, você pode exibir o vídeo das duas câmeras ao mesmo tempo, em uma só imagem.

O Story Album cria álbuns de fotos automaticamente, baseado no local onde você está e na data das fotos; e você pode imprimi-los através do serviço Blurb, presente em 70 países – inclusive no Brasil. Os álbuns custam a partir de US$ 13.

Você consegue tirar até 100 fotos em quatro segundos, e as melhores são selecionadas. Também há o modo Eraser, que remove pessoas do plano de fundo e evita photobombs.

Por fim, o modo Sound & Shot coloca som nas fotos: ele grava cinco segundos, e reproduz o som quando você visualiza a foto.

Tela funciona com luvas

O que antes era um recurso exclusivo dos Lumias 920 e 820 agora chega a um dispositivo Android: você pode usar o Galaxy S4 com luvas. Acreditamos que isto funcione da mesma forma que nos Lumias: há um chip da Synaptics dentro do Galaxy S4, e é ela quem fornece a tecnologia.

Basicamente, o Synaptics ClearPad Series 3 deixa a touchscreen mais sensível e permite que ela reconheça toques, gestos e swipes mesmo com luvas.

Infravermelho

Mobeam

Meu antigo Sony Ericsson tinha infravermelho, mas ele só usava isso para transferir arquivos (bem devagar) entre dispositivos. O Galaxy S4 faz algo bem mais bacana: ele tem um blaster infravermelho que consegue transmitir códigos de barras, e também controlar sua TV.

Em vez de exibir um código de barras na tela, o Galaxy S4 pode emiti-lo usando pulsos de luz infravermelho. Você aponta o leitor de código de barras para a parte superior do celular – onde ficam a câmera frontal e outros – e ele lê o código emitido.

Isto usa uma tecnologia da Mobeam que não exige equipamento adicional: ele consegue emitir códigos de barras para cupons, ingressos, gift cards e outros. E guardar os códigos é fácil: um app faz isso usando a câmera do celular.

Dado que o NFC ainda não é prático o bastante para pagamentos, e alternativas como Google Wallet e Apple Passbook ainda ganham tração, criar uma forma nova de usar tecnologia antiga – e já disseminada – pode ser uma boa.

O IR blaster embutido também permite que ele substitua o controle remoto da sua TV e home theater. Ele não exige equipamentos adicionais, e funciona como um controle remoto universal. O Galaxy S4 também traz o WatchOn, um guia de TV que permite tocar nos programas para assisti-los: ele usa dados da Peel, e não funciona no Brasil.

Teclado

A Swiftkey revelou hoje que, como esperado, o Galaxy S4 usa sua tecnologia de teclado virtual. Mas o app não está no aparelho: a tecnologia foi aplicada diretamente no teclado padrão da Samsung. Se você quiser a experiência completa do Swiftkey, ainda terá que baixá-lo da Play Store.

O Galaxy Note II também já usava a tecnologia da Swiftkey, e depois que ele recebeu o recurso de deslizar pela tela para escrever – até mesmo frases inteiras! – não vejo muito problema na Samsung deixar o Swype de lado. Eu já deixei.

Samsung Knox

samsung-knox

Esta novidade foi anunciada no mês passado: trata-se de um modo duplo em aparelhos Samsung – um para trabalho, outro para vida pessoal.

Funciona assim: o espaço corporativo é seguro e só permite instalar apps aprovados pelo seu departamento de TI. E-mails, contatos e outros dados confidenciais ficam acessíveis somente neste modo.

O espaço pessoal, por outro lado, é seu: você pode instalar o que quiser, e seu departamento de TI não tem acesso a conteúdo como e-mails particulares, fotos e mais. Os dois espaços são identificados por planos de fundo diferentes. Não é possível mover conteúdo pessoal para o espaço corporativo, e vice-versa – nem usando copiar e colar.

Mas como a Samsung garante isso? O Samsung Knox inclui uma versão do Android com maior segurança, boot seguro que impede acesso ao kernel, e outros recursos também presentes no BlackBerry. Na verdade, o modo duplo apareceu no BB10 como “Balance”.

O Galaxy S4 será o primeiro dispositivo a vir com Samsung Knox embutido. A vantagem é que, se você adquiri-lo para uso pessoal, não precisa ter outro aparelho para o trabalho: o departamento de TI pode apenas ativar o recurso no seu aparelho. Se você sair da empresa, este modo é desativado.

E os outros truques?

Conheça aqui os recursos inteligentes do Galaxy S4 – como Smart Scroll, Smart Pause, Air View e Air Gesture.

E para as especificações do aparelho, clique aqui. Ele chega ao Brasil no dia 26 de abril, a partir de R$2.399 – saiba mais aqui.