Alguns pássaros são conhecidos por suas belas canções. Porém, um pássaro-lira do Zoológico Taronga, na Austrália, inovou seu repertório ao imitar perfeitamente o choro de um bebê humano.

A espécie, conhecida como Menura novaehollandiae, imita os sons de seu ambiente com habilidade e precisão requintadas. Mas, ao invés de música, este pássaro, chamado Echo, de sete anos, imita os lamentos das crianças.

“Só posso presumir que ele o pegou de nossos convidados. Obviamente, ele tem trabalhado em sua performance durante o lockdown”, disse a supervisora ​​de pássaros da unidade de Taronga, Leanne Golebiowski, ao jornal The Guardian. “Há dois outros sons que ele faz no momento: um é o som de uma furadeira, que é assustadoramente preciso e o segundo é o nosso alarme de incêndio. Ele ainda diz o anúncio ‘evacue agora’ de forma bem clara.”

Também não está totalmente claro por que essas aves imitam os sons que ouvem. Mas sabemos que elas cantam o ano todo. Os machos cantam mais na estação reprodutiva de inverno, o que sugere que suas imitações têm a ver com o namoro, mas as fêmeas imitam com mais frequência o canto dos predadores, sugerindo que isso também pode ser um mecanismo de defesa.

Veja abaixo a impressionante imitação de Echo:

Assine a newsletter do Gizmodo