Esta semana, o Outlook.com comemorou um ano de vida com mais de 400 milhões de contas ativas: eles dizem ser o serviço de e-mail “que mais cresce no mundo”. É uma boa época, portanto, para enfim trazer o Skype ao serviço de webmail no Brasil.

Todos os usuários do Outlook.com no Brasil podem usar a versão preview da integração ao Skype. Ela começou a ser distribuída em outros países desde o final de abril.

Antes de tudo, é preciso conectar as suas contas do Skype e Outlook.com. Se você já fez isso, tudo bem; senão, você receberá um aviso para conectá-las.

Então você pode iniciar um chat com seus contatos do Skype direto na interface do Outlook.com, sem precisar abrir outro programa. (Também é possível bater papo com seus contatos do Google, inclusive se você estiver usando o Hangouts.)

skype outlook plugin

Para ligações e videochamadas, no entanto, é preciso baixar um plugin disponível para Internet Explorer, Chrome e Firefox. Escolha um dos contatos na barra lateral direita, clique no botão do telefone e aparecerá a opção para instalar o plugin.

Tudo funciona de forma bem simples. Na verdade, talvez seja simples demais: a barra de mensagens fica oculta por padrão (é preciso clicar no botão :-) no canto superior direito); e não há uma lista com os contatos online no Skype, apenas os que marcaram seu status como “disponível” – quem está “ausente” só aparece se você digitar o nome. Também não é possível fazer chamadas de voz para telefone fixo ou celular.

A Microsoft lembra, no entanto, que esta ainda é uma versão preliminar, então isso pode ser melhorado no futuro. Você já testou o Skype no Outlook.com? O que achou? [Skype Blog]