O Pac-Man Championship Edition não é apenas um jogo fantástico que você deve comprar se tiver um iPhone ou Xbox 360. É um exemplo perfeito de como a Microsoft está perdendo, sem necessidade, nos dispositivos móveis, pelo menos em termos de jogos.

Foi assim: o Pac-Man CE foi lançado originalmente como uma grande exclusividade para o Xbox Live Arcade (XBLA). O jogo foi criado por T?ru Iwatani, o próprio que criou a série de jogos Pac-Man. Eu poderia estar completamente enganado quanto a isto (e minha pesquisa rápida não pôde confirmar nada), mas eu acredito que este foi o primeiro jogo de Pac-Man que Iwatani fez desde o original. E eu sei que também foi o último, já que ele, depois de um ataque da mídia promovido pela Microsoft sobre o lançamento do CE, se aposentou de vez.

Em outras palavras, o Pac-Man CE — exclusivo para XBLA até o anúncio de hoje sobre a versão para iPhone — foi um grande trunfo para o XBLA. Um jogo trouxe o 360 de volta às raízes dos jogos modernos, mas foi atualizado com todo o vigor de uma primeira continuação de verdade do original. A Microsoft contratar a Namco Bandai e Iwatani para fazer outro Pac-Man foi o equivalente digital de contratar Michelangelo para esculpir outro David.

Então por que o Pac-Man CE não está disponível no Zune HD hoje? Por que o Zune Marketplace está repleto de equivalentes do Campo Minado e Paciência quando a Microsoft já provou que é capaz de fechar negócio com os melhores e mais desejados desenvolvedores de jogos do mundo?

Eu simplesmente não sei. Você sabe? [Kotaku]