Paciente desliga aparelhos de idosa após se “incomodar com barulho”

Na Alemanha, uma mulher de 72 anos desligou os aparelhos de sua colega de quarto no hospital duas vezes; ela foi presa depois por tentativa de homicídio
Paciente desliga aparelhos de idosa após se “incomodar com barulho”
Imagem: National Cancer Institute/Unsplash/Divulgação

Uma idosa internada em um hospital na cidade de Mannheim, na Alemanha, foi presa na quinta-feira (1º) por desligar os aparelhos de sua colega de quarto. Segundo ela, a ventilação mecânica da paciente de 79 anos estava “fazendo muito barulho”. 

A mulher, que tem 72 anos, teria desligado os equipamentos duas vezes na noite de terça (29). A equipe de enfermagem, então, informou que os aparelhos eram vitais para a paciente. Mas, na madrugada, a idosa desligou as máquinas novamente. 

A paciente mais velha precisou ser reanimada pelos profissionais. Segundo o hospital, sua vida não está em perigo, mas o estado de saúde é grave. Ela continua sob cuidados intensivos. 

No Brasil, a eutanásia – ato intencional de proporcionar a alguém uma morte indolor para aliviar o sofrimento – é crime, assim como suicídio assistido, o que é permitido na Alemanha. Este, porém, não parece ter sido o caso da idosa. 

Segundo comunicado da polícia, a insistência em desligar os aparelhos fez com que a idosa de 72 anos fosse presa preventivamente por tentativa de homicídio. As autoridades investigam se existem outras possíveis motivações para o crime. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas