Paint, um clássico do Windows, pode receber recursos de IA em breve

A ideia é incorporar ao programa um recurso de IA generativa abastecido pela mesma tecnologia por trás do Criador de Imagem do Bing
Imagem: Microsoft/Divulgação

O bom e velho Paint pode ganhar recursos avançados em breve. A Microsoft quer incrementar seus aplicativos com ferramentas de inteligência artificial (IA), de acordo com uma reportagem do site Windows Central.

As novidades devem chegar primeiro para usuários do Windows 11. No caso do Paint, a ideia é incorporar ao programa um recurso de IA generativa abastecido pela mesma tecnologia por trás do Criador de Imagem do Bing.

Imagem: Windows Central/Reprodução

Os usuários poderiam pedir ao Paint para criar uma imagem personalizada, por exemplo. Ainda não há detalhes de como funcionaria o recurso, que ainda está em fase experimental, segundo o site.

IA guiando os projetos

Não é nenhum segredo que a Microsoft está ampliando o uso de IA em seus produtos e programas. Agora, até o Windows está entrando na brincadeira, com o Windows Studio Effects e o recém-anunciado Windows Copilot, que será lançado em breve.

O aplicativo Fotos também deve ganhar ferramentas inteligentes. A big tech quer incluir no app uma funcionalidade que permite não somente identificar pessoas ou objetos em uma foto, mas também recortá-los e incluir em outras telas.

No caso da Ferramenta de Recorte, a empresa quer incorporar a tecnologia OCR (reconhecimento óptico de caracteres). A ideia é que o Windows consiga identificar o texto nas capturas de tela e facilitar a transferência de conteúdo.

A Microsoft também pretende trazer a tecnologia OCR para o app Câmera, permitindo que os usuários selecionem texto em uma foto tirada no dispositivo. Atualmente, nenhum desses recursos está disponível no Windows.

Não está claro quando ou se a Microsoft realmente lançará essas integrações de IA no Windows 11. Mas talvez essas questões sejam respondidas no evento especial que a empresa vai realizar em setembro, no dia 21, em Nova York (EUA). Na ocasião, serão anunciadas novidades, como o novo hardware do Surface e atualizações do Windows.

Assine a newsletter do Gizmodo

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas