Microsoft encerra Cortana no Windows 11 para focar em chatbot Copilot

Nova barra lateral para o Windows 11 alimentada pelo Bing Chat deve ficar disponível nos próximos meses
Satya Nadella, CEO da Microsoft, falando sobre a assistente Cortana durante apresentação

A Microsoft encerrou o suporte à assistente virtual Cortana no Windows 11. A atualização mais recente desativou o assistente virtual, três anos após a Microsoft descontinuar o aplicativo nas plataformas iOS e Android.

Agora, quando os usuários tentam abrir a Cortana no Windows 11, uma mensagem informa sobre o fim do aplicativo e direciona para um artigo de suporte.

A Microsoft planeja encerrar o suporte ao assistente no Teams mobile, Teams Display e Teams Rooms até o final de 2023. Curiosamente, a Cortana ainda funcionará no aplicativo móvel Outlook, de acordo com a Microsoft.

A Cortana apareceu pela primeira vez como um assistente virtual para o Windows Phone e, depois, integrou-se ao Windows 10 em 2015. Ela se destacou como recurso principal da barra de tarefas do Windows 10, oferecendo comandos de voz, lembretes e lançamento de aplicativos.

Contudo, a Microsoft removeu a assistente virtual Cortana da barra de tarefas do Windows 11 e de sua configuração inicial, mas manteve o aplicativo autônomo até agora.

A Cortana enfrentou desafios para se destacar contra concorrentes como Alexa e Google Assistant. Em 2019, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, reconheceu que a Cortana estava atrás de seus concorrentes.

Após encerrar a Cortana, a Microsoft foca no Windows Copilot, uma nova barra lateral para o Windows 11 alimentada pelo Bing Chat. Esse recurso pode ajustar as configurações do Windows, responder a perguntas e muito mais.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas