Parceria com a NASA cria dois mundos para explorar no Minecraft

Expansão permite construir foguetes e criar uma base de sobrevivência na Lua - missões inspiradas no programa Artemis
Microsoft e NASA levam exploração espacial para dentro do Minecraft
Imagem: Microsoft/Divulgação

Jogadores de Minecraft poderão lançar seus próprios foguetes em direção à Lua com a nova parceria entre a NASA e a Microsoft. O resultado foi uma série de lições interativas ambientadas no universo do game dos blocos. 

No jogo, os personagens poderão chegar à Lua e criar uma base de sobrevivência para pesquisa e habitação espacial. Para isso, as missões envolvem mais de 200 horas de conteúdo sobre ciência, tecnologia, engenharia e matemática, incluindo um curso de Ciência da Computação K-12, com progressão e codificação, e química. 

Conheça as missões da NASA no Minecraft 

Os novos mundos incluem “Artemis: Rocket Build” e “Artemis: Return to the Moon”. Eles estão disponíveis para download gratuito na plataforma Minecraft Education. Acesse aqui

As duas missões da NASA no Minecraft envolvem diferentes desafios sobre a preparação para um voo espacial até a Lua. Veja o que esperar de cada um dos mundos.

Artemis: Rocket Build

Neste mundo, os jogadores aprenderão sobre o foguete SLS (Space Launch System) da NASA, que completou o voo inaugural da missão Artemis com sucesso em novembro de 2022.

Nas missões, as crianças precisarão encontrar soluções para a falta de combustível e orçamento enquanto personalizam os próprios foguetes capazes de lançar satélites e tripulações para o espaço. 

Artemis: Return to the Moon

Aqui a missão é usar codificação baseada em blocos ou Python para controlar uma versão digital da cápsula Orion, da NASA. Enquanto isso, os jogadores precisarão concluir missões menores e secundárias, além de resolver desafios no espaço.

A parceria envolve um esforço da NASA em despertar o interesse das crianças para se tornarem astronautas no futuro. Isso porque a agência espacial dos EUA tem planos ambiciosos para o programa Artemis, que voltará à Lua depois de 50 anos

A missão, que envolve várias etapas a longo prazo – inclusive chegar a Marte e Vênus –, se preocupa em encontrar profissionais capazes de desenvolver tecnologias complexas. Por isso, entrar no Minecraft pode inspirar a próxima geração de astronautas, engenheiros e cientistas do mercado espacial. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas