O Twitter tem feito vários esforços para tornar sua plataforma um lugar menos aterrorizante nos últimos meses, e essas medidas parecem que estão fazendo efeito. Segundo dados obtidos pela Associated Press, a rede social suspendeu 58 milhões de contas só no último trimestre de 2017.
• Twitter está suspendendo mais de um milhão de contas por dia em sua expurgação mais recente
• Se você está tuitando durante uma tragédia, provavelmente está espalhando notícias falsas
Questionado sobre o número, o Twitter não confirmou a cifra obtida pela AP. A companhia simplesmente encaminhou para nós dois links de blog posts desse ano — um detalhando que a companhia estava eliminando bots e um outro falando que os usuários poderiam notar a redução no número de seguidores.
Embora isso sejam muitas contas eliminadas, o Twitter informa nesses posts que boa parte das contas suspensas estava inativa há pelo menos um mês, o que significa que elas provavelmente não fazem parte da métrica de usuários mensais ativos. Ainda assim, a companhia não mostrou sinais de estar reduzindo o ritmo de limpeza de perfis. Em maio e em junho desse ano, a companhia suspendeu mais de 70 milhões. Isso é mais que 1 milhão de contas apagadas por dia. Para pessoas com muitos seguidores na plataforma, o contador de seguidores abaixou significativamente, na casa dos milhões.
A suspensão de contas no Twitter vem após a revelação de que a plataforma foi usada por uma campanha de trolls russos durante a eleição presidencial dos EUA em 2016. A empresa alega que a limpeza de contas suspeitas e inativas faz parte de um esforço para reduzir a disseminação de notícias falsas e o assédio na plataforma. Vai ser interessante notar os resultados do segundo trimestre do Twitter. No primeiro, a companhia informou que teve crescimento no número de usuários e que atingiu 336 milhões de usuários ativos mensalmente.
Embora seja positivo ver o Twitter adotando medidas para combater problemas em sua plataforma, a companhia ainda tem um longo caminho pela frente se quiser parar de ser um meio para disseminação de informações falsas.
Imagem: Getty Images