Passkeys: a nova maneira de fazer login no Google sem usar senha; saiba como usar

Usuários de Android e iOS podem ativar o novo modo a partir desta quarta-feira (3). Veja como ele pode facilitar seus acessos
Os dispositivos armazenam os Passkeys dos usuários para aumentar a segurança
Imagem: Google/Divulgação

O Google lançou uma nova forma de fazer login — sem senhas ou códigos de verificação. O Passkeys, uma solução baseada em chaves criptográficas, requer um dispositivo pré-autenticado e está disponível para contas do Google em todas as principais plataformas. Os usuários podem ativar o novo modo a partir desta quarta-feira (3).

Passkeys é uma alternativa mais segura e conveniente às senhas tradicionais. A função usa um PIN local ou a autenticação biométrica do dispositivo, como impressão digital ou Face ID, para verificar a identidade do usuário. As informações biométricas dos usuários nunca são compartilhadas com terceiros, segundo o Google.

Os dispositivos armazenam os Passkeys dos usuários para aumentar a segurança e reduzir o risco de roubo de senhas por meio de phishing. Ao usar Passkeys na sua conta do Google, você precisará fornecê-los sempre que fizer login ou quando uma atividade suspeita exigir verificação adicional.

Quem pode usar

A novidade está disponível para iPhones com iOS 16 ou dispositivos Android com Android 9. Também é possível compartilhar as chaves com outros dispositivos por meio de serviços como iCloud ou gerenciadores de senhas como Dashlane e 1Password, que devem ficar disponíveis no início de 2023.

Ao usar um dispositivo que não é seu para acessar sua conta do Google, recomenda-se selecionar a opção “usar um passkey de outro dispositivo”. Isso cria um login único e não transfere o passkey para o novo dispositivo.

No entanto, é importante saber que você nunca deve ativar os passkeys em um dispositivo compartilhado, já que qualquer pessoa que possa acessar e desbloquear o dispositivo teria acesso à sua conta do Google.

Usuários que suspeitarem que outra pessoa pode acessar sua conta do Google, ou que perderam o dispositivo que contém sua chave de acesso, podem desativar rapidamente a chave de acesso nas configurações da conta do Google.

Assine a newsletter do Gizmodo

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas