Apple, Google e Microsoft concordaram em adotar em suas plataformas a autenticação FIDO, um novo padrão de login que não precisa de senhas. A ideia é que os usuários possam utilizar os principais sistemas dessas empresas com essa nova forma de autenticação.

Conforme você viu aqui no Gizmodo, a FIDO Alliance anunciou em março um novo conceito de chave de acesso que substitui as tradicionais senhas. A ideia é que o usuário faça o login em todos os dispositivos usando o mesmo serviço de nuvem, com a autenticação sendo feita por um PC ou celular. Porém, como apontou o The Next Web, os detalhes de como funcionará na prática ainda estão nessa fase de conceito.

Além disso, o sistema ainda conta com alguns problemas a serem resolvidos, como a impossibilidade de usar dispositivos multiplataforma ou a necessidade de um novo registro na perda do dispositivo de autenticação.

Porém, o comprometimento das três gigantes da tecnologia é visto como um aceno para um futuro em que os usuários não precisam criar várias senhas complexas. Muito além da conveniência, a ideia é tornar os logins mais seguros, incluindo criptografia de ponta a ponta.

Adeus senhas?

O padrão de autenticação FIDO já é utilizado para realizar o login sem senha em alguns sites e aplicativos. Porém, o sistema ainda não é amplamente utilizado, e precisa se tornar mais seguro.

As três empresas pretendem começar a adotar o padrão ao longo do próximo ano. Por isso, é esperado que o recurso de login sem senha chegue ao Android e Chrome, do Google; macOS, iOS e Safari da Apple; e Windows e Edge, da Microsoft. Esse esforço deve ir além das gigantes e também envolver os desenvolvedores de sites e aplicativos. Por isso, não espere que o fim das senhas ocorra da noite para o dia.