Passo a passo: como enviar localização no seu celular Android

Aprenda como compartilhar a sua localização em tempo real no WhatsApp, Telegram usando o Google Maps
Passo a passo: como compartilhar a sua localização no celular Android
Imagem: Unsplash/Reprodução

É possível compartilhar sua localização em um celular Android de várias maneiras. A forma mais comum é usar a função oferecida nativamente pelos próprios aplicativos de mensagens, como o WhatsApp ou Telegram. Outra opção é usar diretamente o app Google Maps, que oferece a opção de compartilhar a localização para mais aplicativos.

Independentemente da forma escolhida, lembre-se de habilitar a opção “Localização” na barra de tarefas do Android, para ativar o GPS do aparelho e melhorar a precisão da sua localização. Geralmente, essa localização pode ter precisão de alguns metros, a depender do modelo de celular e obstruções físicas no local — como prédios, por exemplo.

É importante ressaltar que compartilhar essa informação com outras pessoas pode acabar colocando a sua privacidade em risco. Dessa forma, é preciso ser cuidadoso ao escolher com quem dividir sua localização, e desativar o recurso quando não for mais necessário.

Para compartilhar a sua localização no Android, siga os seguintes passos:

Enviar a localização no WhatsApp

  1. Abra o aplicativo do WhatsApp e selecione a conversa com a pessoa para a qual você deseja enviar a localização
  2. Toque no ícone de anexo (com a imagem de um clipe de papel) e selecione “Localização”
  3. Escolha entre enviar sua localização atual, em tempo real* ou alguma das opções de locais próximos que aparecem na lista
  4. Toque em “Enviar” para compartilhar a localização para a pessoa.

*Na localização em tempo real, é possível escolher por quanto tempo a pessoa terá acesso a sua localização, podendo ser 15 minutos, 1 horas ou mesmo 8 horas. Após enviar a localização, também é possível encerrar a visualização em tempo real a qualquer momento.

Enviar localização no Telegram

  1. Abra o aplicativo do Telegram e selecione o contato que receberá a sua localização
  2. Clique no botão de anexo e selecione “Localização”
  3. Toque em “Enviar Minha Localização Atual”
  4. Também é possível selecionar algum ponto do mapa e, em seguida, “Toque para enviar este local”, ou mesmo escolher algum local disponível na lista.

Caso tenha escolhido a opção de enviar a localização atual, também é possível mostrar a posição em tempo real. Basta clicar na localização enviada na conversa, clicar nos três pontinhos na parte superior direita da tela e escolher a opção “Enviar Localização em Tempo Real”. Como no WhatsApp, será possível definir a exibição da localização por 15 minutos, 1 hora ou 8 horas.

Compartilhar localização por meio do Google Maps

  1. Abra o aplicativo do Google Maps e toque na sua foto, no canto superior direito
  2. Selecione a opção “Compartilhar Local” e escolha o tempo que a sua localização estará disponível, podendo escolher entre 15 minutos a até um dia inteiro — ou até quando você desativar a função
  3. Após, selecione uma pessoa da sua lista de contatos ou o aplicativo que você pretende enviar a localização — pode ser o Mensagens ou o Gmail, por exemplo.

A sua localização será apresentada para o contato mesmo quando o app do Google Maps não estiver em uso.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas