iOS

Passo a passo: como instalar a versão beta do iOS 17 no seu iPhone

iOS 17 será lançado oficialmente ainda em setembro, mas a versão de testes já está disponível
Apple/Divulgação

Como é de praxe em se tratando de Apple, o iOS 17 deve ser chegar oficialmente aos iPhones neste mês de setembro. Porém, os mais apressados já podem conferir algumas das novidades do sistema operacional com a versão beta disponibilizada pela fabricante. E instalar é tão fácil quanto atualizar um software.

A empresa da maçã costuma lançar versões de testes de seus sistemas operacionais justamente para detectar bugs e outras falhas que possam ocorrer durante o uso . Também é uma maneira de testar as novas funcionalidades e fazer ajustes para facilitar a vida do usuário. Porém, antes de instalar essa versão beta, é preciso ter certeza que seu iPhone é compatível com ela.

Quais iPhones permitem instalar a versão beta do iOS 17?

A Apple tem como política oferecer ao menos cinco anos de suporte para novos sistemas operacionais. Em outras palavras, assim que um novo iPhone é lançado, é garantido que ele receberá atualizações contínuas pelos próximos cinco anos.

Em alguns casos, esse prazo pode ser maior, como no caso do iPhone 6S, que recebeu sete versões ao longo de sua vida. Mas dessa vez, a Apple foi estrita: apenas aparelhos lançados a partir de 2018 receberão o iOS 17.

Isso coloca os iPhones XR, XS e XS Max como mínimo para receber a atualização, além do modelo 2020 do iPhone SE.

iPhones compatíveis com o iOS 17

iPhones compatíveis com o iOS 17. Imagem: Apple/Reprodução

Como instalar a versão beta do iOS 17?

Caso seu iPhone seja compatível, o passo agora é se certificar que ele esteja rodando no mínimo a versão iOS 16.4. Caso não esteja, entre em Ajustes > Geral e toque em “Atualização de Software” para instalar a versão mais atualizada.

Também é recomendado fazer o backup dos seus dados no iCloud. Assim, caso ocorra algo de anormal na atualização, será possível restaurar o conteúdo do seu telefone usando o backup.

Por fim, basta se inscrever no programa de Software Betas da Apple usando o navegador Safari. A inscrição é gratuita e é feita usando o login da sua conta Apple. Após aceitar os termos do programa, a atualização deverá aparecer na tela de Ajustes > Geral > Atualização de Software > Atualizações Beta. A opção iOS 17 Public Beta deverá aparecer para baixar.

O que há de novo no iOS 17?

Revelado em junho durante o evento WWDC 2023, o iOS 17 diversas novidades na parte visual, como o Pôster do Contato, que permite customizar a tela de chamada sempre que ligar para alguém. O app Mensagens também foi repaginado para incluir novos emojis e stickers, além de permitir a transcrição automática de mensagens de voz.

O FaceTime também ganhou novos recursos visuais, como efeitos e reações ao vivo. Também é possível gravar conversas de voz ou de vídeo quando uma pessoa não está disponível.

Modo Em Espera, novidade do iOS 17. Imagem: Apple/Divulgação

Outra novidade é o modo Em Espera, que projeta informações úteis para o usuário quando o smartphone está carregando. Também tem o NameDrop, que permite compartilhar contato com outras pessoas apenas encostando os iPhones.

Vale ressaltar que alguns desses e outros recursos estarão disponíveis apenas na versão final do iOS 17.

Assine a newsletter do Gizmodo

Igor Nishikiori

Igor Nishikiori

Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Já passou pelas redações da Editora JBC, São Paulo Shimbun, Folha de S. Paulo e Portal R7. Prefere o lado alternativo das coisas, de música a futebol.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas