_Tecnologia

Patreon cria plataforma de vídeo como alternativa ao YouTube

Ainda não há detalhes de quando o serviço será lançado

Patreon

Imagem: Patreon

O CEO do Patreon, espaço de financiamento coletivo onde criadores produzem conteúdos personalizados para assinantes, Jack Conte, afirmou que a empresa está trabalhando no desenvolvimento de uma plataforma de vídeo para concorrer com o Youtube, site que lidera com folga o mercado de vídeos na internet.

A ideia é que no espaço de hospedagem de vídeos, os criadores de conteúdo trabalhem de forma mais independente em um ambiente em que possam divulgar e adquirir financiamento de forma mais independente para suas criações.

“Estamos criando uma arquitetura horizontal para que qualquer produtor, independentemente do meio ou formato que usa, possa gerar negócios em torno de seu trabalho”, declarou Conte ao portal The Verge.

Outra razão para a concepção da plataforma de vídeos é a intenção de se tornar menos dependente de serviços oferecidos por empresas terceiras, como Vimeo e o próprio Youtube. Com o novo produto do Patreon, os criadores poderão receber financiamento de seus apoiadores e terão um lugar para divulgar seu trabalho.

Parece loucura desafiar a hegemonia do Youtube como plataforma de vídeo, no entanto, há algum tempo os Youtubers que utilizam o site para compartilhar seus conteúdos demonstram insatisfação com os rumos que a plataforma está tomando em relação aos criadores de conteúdo e apresentam um descontentamento com suas políticas de monetização.

O CEO não revelou muitos detalhes sobre o serviço agregador de vídeo, então até o momento não existem informações de quando será lançado. O anúncio acontece juntamente com a notícia de que Conte terá um podcast onde entrevistará desenvolvedores de novos recursos que estarão disponíveis na plataforma. O podcast terá 12 episódios.

Sair da versão mobile