Nova promessa do terror, o filme “Pearl” estreia no Brasil nesta quinta-feira (9), com a neta da atriz brasileira Maria Gladys, Mia Goth, no papel principal. Mas além de brilhar como estrela de cinema, Goth também atuou em um outro lado da produção do estúdio A24. Junto com Ti West, ela assumiu a posição de roteirista.
“Pearl” acompanha a personagem-título, a idosa assassina Pearl, durante sua juventude em 1918. Enquanto sonha com a vida nos palcos e nos cinemas, ela cuida da fazenda e de seu pai, que está em estado vegetativo, e é maltratada por sua mãe. Sequência do slasher “X- A Marca da Morte”, o filme estreou em 16 de setembro de 2022 nos Estados Unidos.
Em entrevista ao Omelete, Mia Goth revelou que Dorothy, de “O Mágico de Oz” e Björk, em “Dançando no Escuro” (2000), de Lars von Trier, foram suas inspirações para o novo filme. “Especificamente, a performance de Björk foi uma referência para minha personagem, enquanto ‘O Mágico de Oz’ me ajudou a entender o universo do filme”, disse.
A atriz também foi confirmada como produtora em “MaXXXine”, próximo filme da trilogia. Ele retrata a vida de Maxine Minx, uma das vítimas de Pearl em “X – A Marca da Morte”. Sem muitas informações, ela teceu elogios ao projeto, que considera superior aos anteriores.
“Estamos no meio da pré-produção, e devo dizer que o roteiro do filme é ainda melhor do que X e Pearl. Como personagem, Maxine é uma sobrevivente – no momento em que a reencontramos, fica claro que ela lutou muito pelo que tem, e que não está disposta a desistir de nada disso”, disse.
O que esperar de Mia Goth?
“Pearl” e sua estrela principal podem ter sido esnobados pelo Oscar, mas a presença de Mia Goth em alguns dos maiores filmes de terror dos últimos anos diz muito sobre seu potencial. Afinal, mesmo com a participação da queridinha de Hollywood Jenna Ortega em “X”, é a carismática Mia quem se destaca em seu papel duplo como a jovem Maxine e a idosa Pearl, que interpretou usando bastante maquiagem.
Não é à toa que Goth se tornou quase onipresente no terror — apesar de já ter atuado em dramas como “Emma” (2020) –, estando em filmes como “Suspiria” e “High Life”, de 2018. Ou que ela conquistou papéis em produções de diretores como Lars von Trier, nos filmes de “Ninfomaníaca”.