Um raro e enorme peixe, que muitos cientistas afirmavam habitar apenas nas águas do hemisfério sul, apareceu em uma praia em Oregon, nos EUA, contrariando a teoria dos biólogos.
FONE JBL EM OFERTA
JBL Fone de Ouvido in EarO peixe de 2,2 metros apareceu na praia no última dia 2 de junho e é uma subespécie do Peixe-lua, o Mola tecta, segundo o Seaside Aquarium. Até a última sexta-feira (7), o peixe gigante ainda estava na praia. Ele pode continuar lá por algumas semanas, já que é muito difícil perfurar sua pele para movê-lo.
Ainda de acordo com o Seaside Aquarium, o barulho nas redes sociais, após a divulgação das fotos, fez com que muitas pessoas fossem conferir pessoalmente esse raro e enorme peixe.
Além disso, a aparição desse peixe raro voltou a desafiar a teoria sobre o habitat do Mola tecta. Em 2019, um Peixe-lua Mola tecta apareceu nas prais da Califórnia, mas essa aparição mais recente nos EUA reacendeu o debate.
FONE JBL EM OFERTA
JBL Fone de Ouvido in EarA cientista Mariann Nyegaard, que descobriu a espécie em 2017, entrou em contato com o Seaside Aquarium. Ela confirmou que o peixe gigante encontrado nos EUA era, de fato, um Mola tecta. Ele é ainda mais raro que a espécie comum do Peixe-Lua, o Mola mola. Após receber amostras genéticas do peixe, Nyegaard concluiu que esse pode ser o maior da espécie.
“Tecta” significa “escondido” em latim. O nome foi escolhido por Nyegaard após observar que a espécie se misturava entre outras espécies do Peixe-lua. Ele foi descoberto apenas recentemente, em uma praia na Nova Zelândia.