Pescadores que trabalhavam no Porto da Horta, na costa Sul da ilha do Faial, nos Açores, foram surpreendidos por um peixe com nada menos do que 2,7 toneladas. O animal apareceu na ilha portuguesa no dia 9 de dezembro de 2021, sendo agora definido pela comunidade científica como o peixe ósseo mais pesado já registrado.
Tratava-se de um Peixe-lua do sul (Mola alexandrini) de 3,5 metros de comprimento e 3,6 metros de altura. O animal foi descrito por pesquisadores no Journal of Fish Biology.
Infelizmente, o gigante foi encontrado já morto flutuando nas águas europeias. Os cientistas coletaram conteúdo estomacal do peixe e também amostras de seu DNA, mas não encontraram sinais de plástico ou intoxicação.
O peixe-lua estava com um machucado na cabeça, o que levou a equipe a acreditar que o animal bateu em alguma embarcação durante sua viagem e acabou se ferindo.
O recorde anterior de peixe ósseo mais pesado do mundo também pertencia a um peixe-lua. Esse foi capturado no Japão em 1996 e pesava cerca de 2,3 toneladas, segundo o Guinness World Records.
Como explicou a Live Science, o nome da espécie não tem relação com seu formato redondo. Na verdade, os animais recebem esse nome pois passam parte do tempo na superfície do oceano se aquecendo com a luz do Sol. Depois, retornam para mergulhos longos nas águas frias e escuras em busca de alimento.