Graças aos smartphones, todo mundo conta hoje com uma máquina fotográfica de bolso, capaz de tirar um número incontável de fotos. O problema disso é que, em pouco tempo e sem um esquema de organização, a galeria de imagens do celular fica abarrotada de fotos, tornando-se um desafio encontrar uma delas entre as milhares armazenadas.

Felizmente, os telefones modernos contam com sistemas baseados em Inteligência Artificial (IA), que podem ajudar de forma muito intuitiva a resolver o problema na bagunça das fotos. Tanto o iOS quanto o Android oferecem ferramentas de organização inteligente, como pastas padrão com base em datas, tipo ou localização. Veja mais sobre elas abaixo!

Encontrando fotos de pessoas no celular

Caso precise encontrar a foto de um amigo ou parente, o Google Fotos e o iCloud contam com recursos IA que agrupam automaticamente as fotos que tenham rostos repetidos. Dessa forma, ao rotular a foto com o rosto de uma pessoa pelo nome, basta utilizar o sistema de busca para que o sistema mostre aquelas que têm o mesmo rosto.

Busca de conceitos

A inteligência artificial do Google a Apple também pode ir além dos rostos e identificar outros elementos da foto. É possível fazer pesquisas sobre animais de estimação, como “gato” ou “cachorro”, assim como termos mais conceituais, como fotos em “dias chuvosos”.

Localização geográfica

Contato que a função de incluir metadados de geotagging não esteja desativada, os aplicativos também podem agrupar fotos tiradas em diferentes localizações geográficas. O sistema pode, ainda, refinar as buscas de acordo com uma linha do tempo.

Organização automática no celular

Tanto o serviço do Google quanto da Apple também são poderosos e versáteis ao agrupar as imagens de forma automática. Eles permitem que o usuário possa reviver memórias e experiências de uma forma divertida, através de uma serie de coleções de imagens, separadas por viagens, festas de aniversários, entre outros assuntos.

Para facilitar esse processo de organização automática, faça o seguinte:

  • Elimine imagens parecidas, tremidas ou fora de foco
  • Cria álbuns de fotos personalizados
  • Rotule as imagens com as pessoas presentes em cada uma das fotos