_Cultura

PerifaCon, a Comic-Con das favelas, volta a SP neste domingo (31) com entrada grátis

A PerifaCon, convenção de cultura pop e geek da favela, será realizada no próximo domingo (31), na Fábrica de Cultura da Brasilândia, em SP. Confira todos os shows e atrações

Perifacon

Imagem: PerifaCon/Divulgação

Para quem tá a fim de colar em uma convenção de cultura pop e geek com a galera da quebrada, tem boa notícia! A PerifaCon, considerada da Comic-Con das favelas, retorna para a 2ª edição no próximo domingo (31). O evento vai rolar na Fábrica de Cultura da Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo, com entrada gratuita. 

O evento de cultura nerd da favela chega com o objetivo de fomentar a cultura pop, nerd e geek nas periferias de São Paulo. Esta é a segunda PerifaCon, já que a edição de 2021 foi cancelada por conta da pandemia.

Dentro da programação estão previstos painéis de HQs, mesas, exposições, palestras e debates, além de um concurso de cosplay, Arena Gamer, Beco dos Artistas e shows de Bivolt, Febem e Rincon Sapiência. 

Além disso, Globoplay, Warner Bros., Mauricio de Sousa Produções do universo da Turma da Mônica, Copa Studio que produz desenhos animados nacionais como “Irmão do Jorel” e “Tromba Trem”, Chatrone de “O Menino Maluquinho”, e muitos outros estúdios, também estão confirmados nos painéis ao longo do evento e prometem trazer novidades.

Uma das principais atrações deste ano é o Beco dos Artistas, onde 60 artistas, ilustradores e quadrinistas independentes estarão expondo e comercializando suas obras.

Entre os nomes confirmados estão Wagner Loud, Jefferson Costa, Ana Paloma (Apalomarte) e Gabriel Bá, este um sucesso mundial nos quadrinhos ao lado do irmão Fábio Moon, em trabalhos juntos ou separados. Eles foram os primeiros brasileiros a ganharem o prêmio Eisner de quadrinhos. Gabriel Bá é o desenhista dos gibis “The Umbrella Academy”, escrita por Gerard Way, vocalista da banda de rock My Chemical Romance, que originou a série de sucesso na Netflix.

“Para nós, é muito importante voltar com nosso evento físico da PerifaCon porque, além de tudo, a periferia e o setor da cultura foram uns dos que mais sofreram com a ausência de políticas públicas e de um olhar mais humanizado para o morador de favela, essa retomada também é um movimento para reafirmar nosso compromisso com a democratização da cultura nerd, geek e de favela”, afirma Andreza Delgado, uma das organizadoras do evento em comunicado. 

Para participar, será necessário apresentar o comprovante de vacinação virtual ou físico com pelo menos duas doses da vacina contra Covid. Também será obrigatório o uso de máscaras no local. A organização ainda declara que em todo o local serão disponibilizados pontos de álcool em gel para o público. Para aqueles que não conseguirem ir, também estará disponível uma transmissão ao vivo pelo TikTok, no perfil oficial da PerifaCon.

Serviço:

Sair da versão mobile