Perseidas vem aí: como ver uma das maiores chuvas de meteoros do ano
A chuva de meteoros Perseidas está acontecendo agora mesmo – o que significa que a Terra está passando por nuvens de detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle, que leva 133 anos para orbitar o Sol e que apareceu pela última vez em 1992.
Passar pelos detritos, coisa que a Terra faz todo ano, significa presenciar um show de estrelas cadentes. Elas nada mais são que grãos de rocha deixados pelo cometa que raspam na atmosfera da Terra em alta velocidade e queimam por causa do atrito, produzindo o flash de luz no céu.
Para aumentar suas chances de assistir à chuva de meteoros, o Giz Brasil separou algumas dicas para você. Confira abaixo.
Quando assistir aos meteoros?
Estamos passando pelos detritos do cometa desde 17 de julho – e eles estarão em nossa vizinhança até 24 de agosto. Mas você poderá vê-los de forma mais nítida nos dias 12 e 13 de agosto (no segundo fim de semana do mês).
A melhor hora para fazê-lo é de madrugada, logo após a meia noite, com o céu bem escuro. A boa notícia é que em 16 de agosto teremos uma Lua Nova, portanto ela estará com 10% de seu brilho normal no ápice da Perseidas.
Para onde olhar?
A Perseidas, como o nome sugere, é uma chuva de meteoros que parece surgir da constelação de Perseu. Ela é mais visível no Hemisfério Norte – daí a vantagem de quem mora no norte e nordeste brasileiros: é mais fácil encontrar estas estrelas cadentes olhando o céu a partir destas regiões do país.
Você pode encontrar a constelação usando aplicativos como o Stellarium ou Star Walk. Mas não se preocupe muito com isso: espere seus olhos se ajustarem à escuridão e fique atento aos pontos brilhantes no céu que se moverão rapidamente e vão desaparecer em segundos. No ápice da chuva, podem aparecer 100 meteoros por hora.
Como aumentar suas chances
Uma boa ideia é checar a previsão do tempo para sua cidade na semana do dia 12. Um céu sem nuvens é ideal para encontrar meteoros, então você pode escolher uma noite próxima ao ápice da chuva que te ofereça melhor visibilidade.
O melhor mesmo é estar em um lugar afastado da poluição luminosa, que prejudica a observação de qualquer ponto brilhante no céu. Este é, claro, um baita desafio para quem mora em grandes centros urbanos. Se for seu caso, procure se afastar de postes de luz e apague as luzes de sua casa.
Caso você não possa ficar de bobeira olhando para o céu no fim de semana, fica o aviso: geralmente é melhor olhar antes do pico do que depois. Programe-se, tenha paciência e boa sorte!