Pescador norueguês soma 4,5 milhões de seguidores TikTok mostrando vida em alto mar
O pescador norueguês Benjamin Bakke, conhecido como “fisherbenny” viralizou no TikTok por seus vídeos que mostram os desafios da profissão nas águas traiçoeiras do revolto Mar do Norte.
A bordo do navio pesqueiro Udvaar 3, que navega entre as costas da Noruega e da Dinamarca, Bakke documenta sua jornada de trabalho de maneira criativa, destacando suas experiências desafiadoras.
As publicações no Instagram e no TikTok, mostrando desde imitação de peixes até os momentos tensos do navio ao enfrentar ondas de seis metros, são uma mistura de entretenimento e a dura realidade do pescador norueguês.
@fisherbenny never trust the captain when he says a lightbulb needs to be replaced😂
Em um talk show norueguês, Bakke revelou que sua intenção é mostrar aos jovens que a pesca é uma profissão de verdade e que, além disso, é possível se divertir com ela.
Seu conteúdo se tornou famoso após um vídeo no TikTok que mostrava um peixe bebendo refrigerante, em 2020. Assista:
@fisherbenny #catfish #steinbit #trawler #norwegian #fishing #fishingboat
Sucesso na internet
Ao comentar sobre o sucesso na internet, Bakke afirmou que seus seguidores ficavam fascinados com as condições extremas das águas onde o navio norueguês viaja.
Em três anos, o perfil ‘fisherbenny’ acumulou 4,5 milhões de seguidores no TikTok, se tornando um dos influencers mais populares da Noruega. O seu vídeo mais popular tem mais de 136 milhões de visualizações, um número 25 vezes maior que a população da Noruega. Confira:
@fisherbenny Would you swim in the ocean again?🐟
♬ Spooky, quiet, scary atmosphere piano songs – Skittlegirl Sound
De acordo com o pescador, a maioria dos seus seguidores são dos Estados Unidos, o que contribuiu para que sua fama atingisse a mídia mainstream do país. Em 2022, ele fez um ‘publi’ para divulgar o filme “A Fera do Mar”, da Netflix, indicado ao Oscar de melhor animação em 2023.
Ver essa foto no Instagram
Reconhecimento na Noruega
Embora o pescador norueguês seja celebrado pelo seu conteúdo único, algumas as interações de Bakke com peixes deram o que falar. Acusações de desrespeito à vida selvagem marinha geraram debates sobre a ética das interações do pescador.
@fisherbenny
Em resposta às críticas, no entanto, Bakke enfatiza a necessidade de compreender o contexto da pesca comercial, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a realidade da profissão, o que inclui momentos de descontração.
Além disso, a influência de Bakke ultrapassa as barreiras do entretenimento. Em 2023, ele ganhou o prêmio de “Pescador Jovem do Ano”, da Associação de Pescadores do Sul da Noruega, por desempenhar um papel importante ao influenciar as gerações mais jovens a preservar a cultura da pesca da Noruega.
Ver essa foto no Instagram