Pesquisa alerta sobre riscos dos hacks de sono do TikTok

Pesquisa revela que muitos americanos aderiram aos “hacks” para ter uma boa noite de sono; especialistas alertam sobre riscos dessas práticas
Dormir é tão importante quanto atividade física para a saúde do coração
Imagem: Andisheh A/Unsplash/Reprodução

Tapar a boca com uma fita para dormir, ter mais plantas no quarto, entre muitas outras estratégias são indicadas no TikTok para melhorar a qualidade do sono. As trends com dicas para dormir bem são muito populares na rede social, com centenas de vídeos publicados.

whatsapp invite banner

Um estudo conduzido nos Estados Unidos mostra que muitas pessoas estão testando estes “hacks” para ter uma noite de sono melhor. A pesquisa, divulgada recentemente pela Academia Americana de Medicina do Sono, revela que mais de 40% dos norte-americanos entrevistados admitem experimentar essas tendências virais envolvendo o sono.

No entanto, especialistas alertam que essas estratégias não têm eficácia comprovada e algumas delas até oferecem riscos à saúde. Algumas pessoas podem estar seguindo os conselhos só para entrar na “brincadeira”, mas outras podem estar enfrentando problemas e distúrbios do sono de verdade, o que pode ser preocupante.

“É essencial abordar o sono com estratégias baseadas em evidências que comprovadamente funcionam e abordam as causas dos problemas de sono, e não ouvir conselhos de fontes não verificadas”, afirma em comunicado John Saito, médico do sono e porta-voz da entidade responsável pelo estudo.

O levantamento foi realizado pela agência Atomik Research, em março. A pesquisa online consultou mais de 2 mil pessoas adultas nos EUA.  Os resultados completos podem ser conferidos aqui.

@oliviaspidalieri

#duet with @Olivia Sweet #mouthbreathing UPDATEEEEE 🚨 stay tuned for the podcast my original tiktok is featured in 🙂 @

♬ original sound – Olivia Spidalieri

 

@isabelle.lux

Mouth Tape Benefits #mouthtape #mouthtaping #antiaging

♬ original sound – Isabelle ⚡️ Lux

Brasileiros também aderiram à dica de “tapar a boca”

Muitos brasileiros adotaram a estratégia de tapar a boca com uma fita antes de dormir, além de publicarem muitos vídeos com essa “dica” nas redes sociais. A hashtag #mouthtape, como é chamada a prática nos EUA, contabiliza 102,8 milhões de visualizações no TikTok, enquanto a hashtag #fitanaboca já tem 59,4 mil visualizações na plataforma.

@beorganicartesanal

Mouth taping, que vai te ajudar a melhorar sua respiração e seu contorno facial de volta!! Se quer aprender a fazer a técnica segue para a parte 2 #mouthtaping #mouthbreathing #taping #dormirbocaaberta #dormirmelhor #tapingfacial

♬ Witch Familiar (Classical) [Classic](143628) – dice

A técnica, também conhecida como “buteyko”, consiste em usar uma fita adesiva para evitar a respiração pela boca durante a noite, estimulando a respiração nasal. Há muitos sites vendendo fitas para essa finalidade. Porém, a prática pode ser perigosa para pessoas com desvio de septo ou apneia obstrutiva do sono, por exemplo, que ficam com as vias nasais obstruídas.

Quem sofre com apneia noturna não consegue resolver o problema somente com uma fita, disse em reportagem da BBC a otorrinolaringologista Kathleen Yaremchuk. “Entendo que seja preferível respirar pelo nariz, mas a maioria das pessoas não abre a boca a não ser que esteja com dificuldade de respirar pelo nariz”, explicou a especialista em sono.

Alguns profissionais da saúde brasileiros também estão publicando conteúdo nas redes sociais alertando sobre os riscos do “mouth taping”, como dentistas e otorrinolaringologistas.

@deborahtalves

#costurar com @Be Organic Artesanal cuidado com as soluções milagrosas! #mouthtaping #fy #fyp #dentista

♬ Witch Familiar (Classical) [Classic](143628) – dice

De fato, respirar pela boca ao dormir pode trazer alguns prejuízos à saúde, mas o ideal é buscar ajuda profissional, caso você sofra com esse problema. A estratégia de tapar a boca foi testada por uma em cada dez pessoas entrevistadas no estudo da Academia Americana de Medicina do Sono (cerca de 12%).

18% das pessoas consultadas disseram ter experimentado a prática de dormir em ciclos de 90 minutos, ou seja, cochilos de uma hora e meia ao longo do dia. Além disso, 15% das pessoas admitiram ter feito uma transmissão ao vivo da sua própria noite de sono, outro possível “hack” para tentar dormir melhor.

Dicas (comprovadas) para dormir melhor

A Academia Americana de Medicina do Sono recomenda as seguintes dicas para estabelecer uma higiene do sono saudável e melhorar a qualidade geral do sono:

  • Mantenha um horário de sono consistente. Levante-se no mesmo horário todos os dias, mesmo nos fins de semana ou durante as férias;
  • Torne o seu quarto tranquilo e relaxante. Mantenha a sala em uma temperatura confortável e fresca;
  • Limite a exposição à luz forte à noite e desligue os dispositivos eletrônicos pelo menos 30 minutos antes de dormir;
  • Exercite-se regularmente e mantenha uma dieta saudável;
  • Evite consumir cafeína, nicotina e álcool antes de dormir;
  • Se você não adormecer depois de 20 minutos, saia da cama. Faça uma atividade silenciosa sem muita exposição à luz até sentir sono.
  • Procure um profissional de saúde caso você sofra com problemas persistentes para dormir.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas