Ciência

Pesquisadores criam insulina oral para o tratamento de diabetes

Pesquisadores da Universidade de Sydney afirmam que esta nova insulina estará pronta para testes em humanos em 2025. Saiba mais detalhes
Imagem: Arquivo/Agência Brasil

A era das injeções diárias para os pacientes com diabetes tipo 1 pode estar chegando ao fim. Isso porque cientistas australianos estão desenvolvendo um remédio de insulina oral.

Os pesquisadores da Universidade de Sydney afirmam que esta nova insulina estará pronta para testes em humanos em 2025. Um artigo descrevendo o estudo foi publicado na revista Nature.

A equipe desenvolveu um polímero (macromoléculas formadas por moléculas pequenas) projetado para navegar pelo estômago e ser absorvido no intestino, chegando então ao fígado.

Vantagens da insulina oral

“Essa forma de tomar insulina é mais precisa porque entrega a insulina rapidamente nas áreas do corpo que mais precisam dela. Quando você toma insulina com uma seringa, ela se espalha por todo o corpo, onde pode causar efeitos colaterais indesejados”, disse Peter McCourt, da Universidade Ártica da Noruega, parceira no estudo, em um comunicado.

A ideia de criar uma forma oral de insulina surgiu depois que um médico geriátrico de uma clínica onde os pesquisadores trabalham manifestou preocupação com os idosos que estavam hospitalizado. As injeções de insulina podem aumentar o risco de infecções secundárias.

“Claro, era apenas um conceito naquela época. E então as principais etapas pelas quais passamos depois disso foram, em primeiro lugar, validar se você poderia realmente administrar insulina, por via oral”, disse Nicholas Hunt, professor da Universidade de Sydney, à Euronews Health.

O que é a diabetes tipo 1

A diabetes tipo 1 é uma condição em que o sistema imunológico ataca as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina. Ela é essencial para regular os níveis de açúcar no sangue e glicose.

O diabetes atinge 10,2% da população brasileira, conforme dados da pesquisa Vigitel Brasil 2023 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico).

Até o momento, a única forma de tratamento é por meio de uso diário de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose no sangue. A causa do diabetes tipo 1 ainda é desconhecida e a melhor forma de preveni-la é com práticas de vida saudáveis.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas