Petrobras lança primeira gasolina carbono neutro do Brasil
Na última terça-feira (19), a Petrobras lançou a primeira gasolina a ser classificada como carbono neutro do Brasil: a “Gasolina Petrobras Podium”. Esse novo combustível promete compensar todas as emissões dos gases de efeito estufa durante seu ciclo de vida, com ações de preservação e recuperação florestal em biomas brasileiros.
A inovação, inicialmente disponível apenas em Postos Petrobras selecionados, é produzida na refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão (SP).
Desde 2002, a Petrobras vem aprimorando a Gasolina Podium. Ela se destaca pelo alto desempenho, menor teor de enxofre no mercado e pela elevada octanagem. Desse modo, tais características melhoram o desempenho dos veículos, aumentando a eficiência no transporte e diminuem a emissão de poluentes.
Para garantir o título de carbono neutro da gasolina Podium, a Petrobras usou a metodologia de ACV (Avaliação do Ciclo de Vida). Esse método calcula as emissões de gases desde a extração das matérias-primas até o uso final pelo consumidor. Especialistas da consultoria ACV Brasil validaram o processo.
Agora, com a versão carbono neutro, a Petrobras posiciona a gasolina Podium como uma das mais avançadas globalmente.
Aliás, a empresa destacou o lançamento da nova gasolina em vídeos nas suas redes sociais, ressaltando a compensação das emissões de carbono desde a fabricação até o consumo. Confira:
A Petrobras Podium agora é carbono neutro. Saiba mais: https://t.co/s6hpBzTLkU#Petrobras70Anos #oBrasiléaNossaEnergia pic.twitter.com/5rhpDnlAeI
— Petrobras (@petrobras) September 19, 2023
De acordo Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios, produtos e marketing da Vibra (antiga BR Distribuidora), o compromisso da empresa é apoiar a transição energética. Portanto, ter a Gasolina Petrobras Podium carbono neutro nos postos da empresa é um grande passo para essa missão.
Como a Petrobras fará a compensação
Ações de conservação florestal gerarão os créditos de carbono para compensar as emissões da nova gasolina. O mercado de carbono é um mecanismo de compensação de emissões de gases de efeito estufa para negociar créditos de carbono, gerados através de iniciativas que contribuem para reduzir os gases poluentes na atmosfera.
Esses créditos simbolizam, portanto, a redução ou eliminação de CO2. Após entrar nesse mercado, há dez dias, a Petrobras afirma que já reduziu suas emissões de gases de efeito estufa.
Com a aquisição de 175 mil créditos oriundos da preservação da Amazônia, a empresa se estabeleceu como pioneira no Brasil a oferecer uma gasolina com emissões totalmente equilibradas, considerada, portanto, carbono neutro.