Enquanto preço da gasolina aumenta, etanol sobra no Brasil

Cerca de 40 bilhões de litros de etanol são produzidos no mundo todos os anos, sendo que 15 bilhões deles só no Brasil
Brasil bate recorde na produção de petróleo e gás; confira os números
Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Enquanto o preço da gasolina sobe em 16% e do diesel em 26%, a partir desta quarta-feira (16), os estoques de etanol seguem altos no Brasil. Os reservatórios do combstível estão aumentando no país, causando um impacto nos ganhos dos grandes produtores e incentivando uma maior produção de açúcar.

Os estoques de etanol do principal produtor do Brasil, a Raizen SA, por exemplo, mais que dobraram no segundo trimestre em relação ao período de três meses anterior, revela o Bloomberg.

Isso aconteceu pois a empresa reduziu as vendas na esperança de obter preços melhores, disse o diretor financeiro Carlos Moura a jornalistas, na última terça-feira (15).

A Raízen registrou queda de 23,3% nas vendas de etanol de suas usinas, caindo para 1,07 bilhão de litros, no primeiro trimestre da safra 2023/24.

Inteligência artificial permite prever performance de cana-de-açúcar

Etanol pode ser produzido a partir de matérias-primas, como milho, beterraba ou cana-de-açúcar. Imagem: Instituto Agronômico de Campinas/Reprodução

Com uma queda nas vendas de etanol maior do que na produção do combustível de primeira geração, os estoques aumentaram 2% ao final do trimestre. Isso totaliza 734 milhões de litros.

Além disso, o CEO da Raízen, Ricardo Mussa, destacou que os preços do etanol tradicionalmente fortalecem-se no mercado interno no final do ano. Esse período marca o início da entressafra e é quando a companhia concentra seus esforços nas exportações do combustível.

É importante observar que a produção anual de etanol atinge aproximadamente 40 bilhões de litros em todo o mundo. Deste total, 15 bilhões de litros provêm do Brasil.

No contexto de 2021, o etanol desempenhou um papel significativo, representando 17,4% do consumo de energia nos setores de transporte. Enquanto o biodiesel alcançou 5,2% de participação.

Quando consideramos o mercado de veículos leves, o etanol hidratado deteve uma parcela de 40% do consumo total.

Aumento da gasolina

O recente aumento vem na esteira da alta da cotação internacional do petróleo. O reajuste reduz a defasagem que a empresa tinha em relação ao preço internacional, depois de a estatal ter chegado ao “limite da sua otimização operacional”, segundo comunicado da companhia.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas