A Copa do Mundo se aproxima – falta pouco mais de um ano – mas os golpes na internet já começaram.

Fabio Assolini, pesquisador de segurança da Kaspersky, escreveu em seu blog sobre mensagens falsas que estão sendo espalhadas por phishers usando o tema da Copa do Mundo de 2014 para atrair possíveis vítimas.

Os golpes seguem um certo padrão – eles oferecem sorteios com prêmios como viagens, ingressos para ver jogos ou TVs. E também usam alguns nomes conhecidos, como o jogador Neymar:

a1  a5(5).preview
Ou o mascote Fuleco:

a4

Os sites pedem para os usuários preencherem dados pessoais, o que inclui número de cartão de crédito. Normalmente as mensagens chegam por e-mail.

Como alerta Assolini, é bem ter bastante cuidado com essas promoções:

Não seja enganado: essas promoções divulgadas por e-mail geralmente são falsas. Prefira visitar diretamente o site das empresas para verificar se a promoção realmente existe. Em caso de dúvida, use o telefone e contate a empresa para se certificar. JAMAIS se cadastre em um site desconhecido que pede seu número de cartão de crédito completo e o código de verificação (CVV). Todos os sites falsos pedem isso. Se você informar, seu cartão será clonado.

[Kaspersky via G1]

O Gizmodo Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.