Uma piada sobre a Al Qaeda no Twitter fez uma garota holandesa ser detida
Ontem, uma menina holandesa de 14 anos descobriu da pior forma possível que companhias aéreas não levam numa boa ameaças de bombas. Após uma piada boba feita pelo Twitter, a jovem @queenmetriax_ foi detida pela polícia de Roterdã.
A jovem fã de Demi Lovato aparentemente achou que seria uma boa ideia enviar o seguinte tweet para a conta da American Airlines no Twitter:
“olá meu nome é Ibrahim e eu sou do Afeganistão. Faço parte da Al Qaida (sic) e no dia 1 de junho vou fazer algo realmente grande, tchau”
A resposta da American Airlines deixou claro que ela foi longe demais com a brincadeira:
“Sarah, levamos esse tipo de ameaça com muita seriedade. Seu endereço de IP e seus detalhes serão enviados para órgãos de segurança e para o FBI.”
A companhia aérea não viu nada de engraçado na situação. Minutos após receber a resposta da American Airlines, Sarah se mostrou completamente desesperada com a história – tentou até dar aquela aliviada falando “foi minha amiga que mandou aquilo, não eu”.
Mas a companhia aérea dos EUA seguiu adiante com a ameaça – aparentemente, ela realmente enviou as informações da garota para o FBI. E a polícia de Roterdã foi até a casa dela:
Garota holandesa (14) de Roterdã detida após ameaça à American Airlines. A investigação segue.
A brincadeira de Sarah foi bem fraquinha e desnecessária, mas a reação da American Airlines – e da Polícia de Roterdã – um pouco exagerada, como destacou muito bem nosso colega Rodrigo Ghedin no Manual do Usuário.
A conta de Sarah foi desativada – não sem antes quase duplicar a quantidade de seguidores, saltando de 13 mil para mais de 24 mil em questão de três horas. Talvez fosse melhor não ter chamado tanto a atenção. [BusinessInsider]