Você se lembra do Picasa? Ele consiste em uma interface web para suas fotos, mais um programa para organizá-las e editá-las no Windows e Mac. Ambos serão abandonados em breve.

>>> Google Fotos ajuda a liberar espaço no seu smartphone
>>> 10 truques para você se tornar um mestre do novo Google Fotos

A partir de 1º de maio, não será mais possível enviar, organizar e editar fotos no “Álbuns da Web do Picasa”. Você poderá apenas visualizar álbuns, baixá-los para seu computador ou deletá-los.

Suas fotos e vídeos também ficarão disponíveis online através do Google Fotos: na verdade, elas já estão em photos.google.com, então você não precisa fazer nada para migrar.

Enquanto isso, o aplicativo Picasa para Windows e Mac deixará de receber atualizações em 15 de março. Ele continuará funcionando, mas seu desenvolvimento será interrompido. O programa não recebia novidades desde outubro de 2015.

E desde julho, o Picasa recomendava fazer backup de fotos no Google Fotos, em vez do próprio Picasa. No entanto, o “aplicativo de upload para computador” não permite organizar suas fotos nem editá-las – só enviá-las para os servidores do Google.

picasa captura de tela

“Depois de muita reflexão e consideração, decidimos aposentar o Picasa ao longo dos próximos meses, a fim de nos concentrarmos inteiramente em um único serviço de fotos – o Google Fotos”, disse o Google no blog oficial do Picasa (que estava sem novos posts desde 2011.)

O Google Fotos é bem superior ao Álbuns da Web do Picasa, com armazenamento ilimitado de fotos e vídeos, mais uma tecnologia de reconhecimento de imagem para facilitar buscas. Ele pode mudar o armazenamento de fotos assim como o Gmail mudou o e-mail.

No entanto, o aplicativo desktop do Picasa ainda é bastante útil para gerenciar suas fotos em álbuns, permitindo acrescentar tags e legendas, e também para editá-las de leve – girando, cortando determinada área, ou removendo olhos vermelhos.

Se você está procurando um substituto ao Picasa, experimente o PhotoScape: ele é gratuito, está disponível para Windows e Mac, e pode organizar suas fotos além de editá-las. Este vídeo mostra os recursos do PhotoScape:

E se você quiser apenas um editor de fotos gratuito, experimente o Paint.NET (para Windows) ou o próprio Apple Fotos (para Mac). Há também alternativas de código aberto como o GIMP e o DigiKam.

Claro, você ainda pode continuar no Picasa – ele não vai parar de funcionar! – mas o Google quer que os usuários sigam em frente.

[Google]

Imagens por Shih-Chieh “Ilya” Li e Sue Waters/Flickr