Ciência

Pinturas rupestres mais antigas do mundo estão desaparecendo na Indonésia

Monitorando e registrando as artes, cientistas buscam compreender o que está deteriorando as cavernas e ameaçando as pinturas
Imagem: Wikimedia Commons/ Reprodução

Era 2011 quando o arqueólogo Adam Brumm descobriu pinturas rupestres em Leang Jarie, a Caverna dos Dedos. O local faz parte de uma cadeia de montanhas e cavernas no sudoeste da península de Sulawesi, na Indonésia. 

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Até então, os pesquisadores pensavam que os registros tinham menos de dez mil anos. No entanto, quando Brumm recolheu amostras do material e seu amigo, Maxime Aubert, analisou sua idade, descobriram que a pintura datava de mais de 40 mil anos.

“Sabíamos imediatamente que era muito, muito importante, porque desafiava a visão eurocêntrica das origens da arte rupestre”, disse Aubert à revista Nature. Para ver algumas imagens, clique aqui.

Segundo cientistas, entre figuras de porcos, búfalos e caçadores que se dividem em metade homem, metade animal, as pinturas contam mais sobre os mitos da população que ali vivia do que do dia a dia dessa comunidade.

No entanto, a história completa pode nunca ser conhecida. Isso porque as imagens estão desaparecendo, conforme as pedras descascam, perdem suas crostas e acabam virando de novo um mural de fundo branco.

O que está acontecendo

Há sinais de que a arte rupestre das cavernas de Maros-Pangkep vem se desintegrando há centenas ou mesmo milhares de anos. De modo geral, as pinturas são feitas sobre a crosta exterior das rochas, que se forma quando a água atravesse a parede e traz consigo carbonato de cálcio, além de outros minerais.

Isso endurece e sela o pigmento usado nas artes. Contudo, a superfície está se desprendendo do calcário que está por baixo, em um processo chamado esfoliação. E, quando a crosta se quebra e cai, as pinturas se perdem.

Arqueólogos têm especulado o motivo dessa deterioração – e eles podem ser muitos. Entre eles, estão três motivos principais. O primeiro é a presença de pessoas nas cavernas, que alteram o microclima das grutas por meio da respiração. 

O segundo é a presença de mineradoras na região, que acabam poluindo as cavernas de poeira e causando vibrações inadequadas no calcário. Por fim, há também a suspeita da ação das mudanças climáticas.

Pesquisadores observaram amostras das rochas do local e descobriram pequenos cristais de sal que se formaram atrás da crosta endurecida. Eles têm a capacidade de crescer e encolher com as mudanças na umidade, expandindo até três vezes o seu tamanho quando molhados.

Dessa forma, ao crescerem, podem forçar a crosta a se desprender do calcário. De acordo com os cientistas, as mudanças climáticas e alterações na utilização do solo estão acelerando esse fenômeno.

As mineradoras

Para além desses problemas, há também outra grande influência nas cavernas indonésias. A região é explorada por diversas mineradoras, que buscam extrair o calcário ali presente. A Semen Tonasa é uma dessas empresas.

Bulu’ Sipong 4, uma das cavernas com pinturas, está localizada a apenas 2 quilômetros da fábrica de cimento e a menos de 3 quilômetros do local de onde o calcário é recolhido para processamento. Ali, diversos caminhões passam levantando poeira diariamente.

De acordo com pesquisadores, essa atividade com certeza prejudica a conservação das cavernas da região e, consequentemente, de sua arte rupestre. No entanto, há poucos dados de monitoramento das pinturas para afirmar o que exatamente está acontecendo.

Por isso, Rustan Lebe, arqueólogo do Gabinete de Preservação Cultural, uma agência governamental indonésia em Makassar, tem documentado sistematicamente as cavernas espalhadas pelas regências de Maros e Pangkep desde 2016. 

Até agora, o banco de dados registra atualmente 654 cavernas, das quais 65% têm arte rupestre. E, segundo o pesquisador, ele e sua equipe exploraram menos da metade das montanhas.

A busca para compreender os riscos para as cavernas já  forjou alianças improváveis ​​entre arqueólogos do governo local, cientistas internacionais, executivos de empresas mineradoras e  até investidores da Noruega. 

Agora, todos estão tentando impedir os danos às obras de arte mais antigas do mundo.

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

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