Piscinas com efeito de espelho são descobertas nas profundidades do Oceano Pacífico

Cientistas que pesquisam a vida microbiana em respiradouros vulcânicos descobriram as paisagens oceânicas incríveis do fundo do mar na costa da Califórnia.
Imagem dos respiradouros vulcânicos nas profundidas do Oceano Pacífico
Schmidt Ocean Institute

Cientistas que pesquisam a vida microbiana em respiradouros vulcânicos descobriram as paisagens oceânicas mais incríveis do fundo do mar ao largo da costa da Califórnia. Dá uma olhada:

Uma equipe internacional, liderada pela professora associada da Universidade da Geórgia, Samantha Joye, começou a explorar locais no Golfo da Califórnia, tanto no norte quanto no sul, analisando como os microorganismos vivem nas águas quentes próximas dos respiradouros.

Essas imagens vêm do ROV SuBastian, um submarino operado remotamente que é capaz de coletar amostras e visualizar a área ao redor dessas aberturas, operado a partir do navio de pesquisa do Schmidt Ocean Institute, chamado de Falkor.


Parte da formação mineral, com o efeito de espelho visto no topo. GIF: Schmidt Ocean Institute

“Descobrimos torres notáveis onde cada superfície estava ocupada por algum tipo de vida. As cores vibrantes encontradas nas ‘rochas vivas’ foi impressionante, e reflete uma diversidade na composição biológica, bem como distribuições minerais”, disse Joye em um comunicado à imprensa.

Os cientistas estão coletando micróbios e analisando seu DNA no barco usando sequenciadores portáteis, de acordo com o site do Schmidt Ocean Institute, e depois realizando análises em equipamentos mais avançados nos laboratórios. Eles visitaram oito locais no Golfo.


Mais do efeito espelhado do líquido superaquecido. GIF: Instituto Schmidt Ocean

Mas a equipe acabou fazendo mais descobertas do que o previsto – eles também encontraram formações geológicas incríveis. Incluindo uma torre mineral de 23 metros de altura e 10 metros de largura. As torres coloridas contém metais e enxofre e ventilam fluidos incrivelmente quentes (366 graus Celsius), mas ainda há vida microbiana. O fluido quente também parecia uma piscina em partes da torre, criando efeitos de espelho indescritíveis.

Os resultados da pesquisa ainda estão por vir. Mas caramba, o que vimos até agora é bastante impressionante.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas