A Build 2018, conferência de desenvolvedores da Microsoft, começou nesta segunda-feira (7). A empresa fez um monte de anúncios, mas chamou minha atenção a constante busca da empresa por tentar cada vez mais conectar as plataformas móveis (Android e iOS) ao seu ecossistema, por meio de ferramentas de continuidade.

A Microsoft está segurando um update, pois ele aumentou a ocorrência da Tela Azul da Morte
Microsoft vai desativar notificações em aparelhos com Windows Phone 7.5 e 8

Uma das principais novidades é o app “Your Phone” para Windows 10. Ele, basicamente, vai fazer um espelhamento do seu telefone diretamente no computador. A função pode ser boa para acessar imagens, notificações de apps e mensagens de texto.

Durante a apresentação na keynote da Build 2018, a Microsoft mostrou a facilidade que seria arrastar e soltar fotos do smartphone direto no computador.

Como iPhone e Android possuem distintos níveis de acesso a apps de terceiros, existe grande possibilidade de que as plataformas tenham distintos recursos. No entanto, a ideia inicial é ter SMS, fotos e notificações.

Por ora, o app Your Phone estará disponível ainda nesta semana apenas para quem faz parte do Windows Insiders. O Verge especula que a funcionalidade poderá estar disponível para todos numa próxima grande atualização do Windows, cujo codinome é “Redstone 5”, que deve ser lançada durante o outono no hemisfério norte (entre setembro e dezembro).

Windows Timeline e Microsoft Launcher

O Windows Timeline foi apresentado no ano passado e só chegou agora na última atualização do Windows 10, liberada em abril. Basicamente, o recurso possibilita pesquisar todas as atividades realizadas nos últimos 30 dias de apps, arquivos e websites.

Quem usa o Microsoft Edge no iOS e no Android já pode, por exemplo, iniciar uma experiência de navegação nos seus smartphones para depois continuar a navegar na mesma página no desktop com Windows 10. Segundo a Microsoft, ainda neste ano, usuários de iOS poderão acessar a Timeline de suas atividades dentro do Microsoft Edge.

Por fim, foi anunciada ainda uma atualização do Microsoft Launcher, o inicializador da empresa para smartphones Androids. Basicamente, ele vai ganhar suporte ao Timeline, permitindo, por exemplo, começar uma atividade no smartphone e terminá-la no computador e vice-versa. Infelizmente, a Microsoft ainda não divulgou datas para a liberação dessa atualização

Com esses lançamentos, fica claro que a Microsoft quer tentar oferecer a melhor experiência de “continuidade” para usuários de Android e iPhone. Basicamente, a companhia vai tentar fazer com o Windows e todas as plataformas o que a Apple tem feito apenas com o macOS e aparelhos iOS.

[The Verge e Venture Beat]

Foto do topo por Microsoft