Conheça a Rinorea niccolifera, uma nova espécie de planta recém-descoberta que se alimenta de um tipo de metal. É isso mesmo, essa simpática plantinha consegue se alimentar de níquel sem se envenenar.

Ela não come o metal, é claro. A planta consegue absorver o níquel que está no solo, e, por isso, se desenvolve em terras ricas desse metal.

A Rinorea niccolifera foi descoberta na parte oeste da Ilha Luçon, nas Filipinas, em uma área conhecida por seu solo rico em metais pesados. Ela então foi estudada por cientistas da Universidade das Filipinas, em uma pesquisa liderada pelo Professor Edwino Fernando. Diz o pesquisador que a planta consegue absorver até 18.000 partes por milhão do metal, 1000 vezes mais níquel do que outras plantas conseguem armazenar com segurança. A planta foi detalhada na edição desta semana do jornal PhytoKeys.

A descoberta desta planta é boa tanto para defensores do meio ambiente quanto para a indústria de mineração – plantas que absorvem metais podem ser usadas para remover esses materiais de ecossistemas poluídos. Os pesquisadores acreditam ainda que essas plantas têm potencial para auxiliar o desenvolvimento de tecnologias verdes. [UPI]