_YouTube

“Playables”: serviço de games online está em testes no YouTube

De acordo com emails internos, a plataforma de vídeos da Google poderá ganhar em breve um serviço semelhante ao antigo Stadia

"Playables": serviço de games online está em testes no YouTube

Imagem: Cardmapr/Unsplash/Reprodução

Após o fracasso do seu serviço de games Stadia, a Google estaria testando um novo ambiente para jogos online. Porém, desta vez, usando a plataforma de vídeos YouTube.

Segundo informações do Wall Street Journal, que teve acesso a e-mails internos, a empresa está criando um novo recurso chamado de “Playables” (“Jogáveis”, em português). Ele permitirá rodar games direto no site ou no app do YouTube para Android e iOS.

De acordo com funcionários ouvidos pela reportagem, ao menos um jogo estaria em testes, chamado de “Stack Bounce”, que consiste em destruir as camadas de tijolos usando uma bola. O game está disponível nas principais lojas de aplicativos e você pode jogá-lo no próprio navegador.

Oficialmente, o YouTube diz que “não há nada para anunciar agora”. Mas o fato é que o diretor-executivo da empresa, Neal Mohan, vem tentando diversificar a gama de conteúdos oferecidos pelo site. Mais recentemente, a plataforma de vídeos introduziu o Shorts (como resposta ao TikTok e ao Reels do Instagram), bem como a seção de podcasts.

Games no YouTube visa rivalizar com Netflix

Essa nova empreitada no mundo dos games não deixa de ser uma resposta à Netflix, que já possui uma seção para mini games em seu aplicativo. Ela também teria elementos semelhantes ao seu antigo serviço Google Stadia, que permitia rodar jogos via streaming, sem necessidade de instalação.

Porém, diferentemente do Stadia e de concorrentes como Xbox Cloud Gaming, o Playables contaria apenas com games casuais em vez de jogos grandes e mais complexos.

Lançado em 2019, o Google Stadia foi encerrado em janeiro de 2023 após enfrentar dificuldades em atrair assinantes para o serviço. Na época, a empresa disse que a tecnologia desenvolvida para colocar o Stadia no ar seria aproveitada em outros produtos. Isso inclui, por exemplo, a possibilidade de rodar games instantaneamente após ver um trailer no YouTube. Ou então de poder jogar com seu streamer favorito apenas apertando um botão.

Sair da versão mobile