Quando eu tinha uns 10 anos, meu namoradinho da época (ou um garoto que eu trocava cartinhas românticas, no resumo) usou o mesmo par de jeans durante um mês. Eu dei uma bota nele lá pelo décimo dia, por puro desgosto. Mas por 15 meses? É aí que entra a ciência.

O estudante Josh Le vestiu o mesmo jeans por 15 meses, acumulando 330 vestidas na calça de U$165 da Nudie Jeans, tudo isso enquanto estudava na Universidade de Alberta. De vez em quando ele fazia o teste da fungada, e se ele percebia uma pontinha de fedor, era só colocar o jeans no freezer por algumas horas.

Após o longo período experimental, Le e seu professor esfregaram o jeans e finalmente o lavaram. Depois, ele usou a calça por mais 13 dias e a esfregaram novamente – assim, eles descobriram que os níveis de bactéria eram os mesmos independente do tempo de uso.

Agora eu tenho algumas dúvidas em relação ao experimento. Depois de 15 meses de uso contínuo, as bactérias e manchas provavelmente estavam tão envolvidas na fibra que só uma lavagem não deve ter sido o bastante para tirar tudo. O que eles deveriam ter feito: esfregar o jeans após alguns dias de uso antes do teste longo começar.

E, oras, 13 dias? Quem veste o mesmo par de jeans por 13 dias e considera isso um tempo normal de uso? Provavelmente isso só se aplica para quem usou a mesma calça por 15 meses, mas eu considero cinco usadas de calça o máximo do máximo antes de uma lavagem.

Levando em consideração que Le fez uma aposta com um amigo para ver quem aguenta ficar com mais tempo com uma (nova) calça, talvez tenhamos mais informações para discutir sobre daqui uns três anos. [ABC via Gawker]

Crédito da imagem: This Is Awkward