Tecnologia

Por que a Apple recomenda não secar iPhone usando arroz

Por ter proteção contra água e poeira, iPhone deve ser seco naturalmente, em temperatura ambiente, por pelo menos 30 minutos
Imagem: Unsplash/Reprodução

É provável que você já tenha colocado o celular no arroz para secar, após uma queda na água ou uma chuva intensa. Apesar de ser uma das técnicas mais conhecidas no mundo, a Apple não recomenda usá-la para retirar líquidos do iPhone, especificamente.

Segundo a empresa maçã, o método pode danificar ainda mais o dispositivo, ao permitir que pequenas partículas de arroz entrem na estrutura. Além disso, a fabricante diz para não secar o aparelho com fontes de calor externas ou ar comprimido, nem inserir objetos nas conexões.

Caso o iPhone ou qualquer outro celular entre em contado com líquidos, existem formas mais seguras de secar o aparelho. As técnicas mudam, dependendo da fabricante, mas há formas simples que podem ajudar no processo.

Como secar um iPhone molhado

No caso do iPhone, especificamente, a Apple recomenda secar o exterior do aparelho com uma toalha e bater ele de leve contra a palma da mão para remover o excesso de líquido. Em seguida, basta deixar o celular em uma área seca com boa circulação de ar por pelo menos 30 minutos.

O iPhone mostra um aviso na tela quando existem líquidos nos conectores ou embaixo dos pinos do cabelo. Caso a mensagem continue aparecendo, deixe o celular secar naturalmente por até um dia inteiro.

Em hipótese alguma conecte o celular ao carregador antes de secá-lo por completo. Existe a possibilidade de ignorar o aviso e carregar a bateria mesmo assim, mas isso só deve ser usado em emergências.

Caso tenha água nos alto-falantes, dá para usar aplicativos que ajudam a expelir o líquido por meio de vibrações em frequências específicas no componente, como o Sonic App.

Como secar qualquer celular molhado

Para outros celulares, é possível usar as mesmas técnicas do iPhone. Porém, a Samsung vai de encontro à Apple e recomenda usar cotonetes para remover líquidos das entradas de fone de ouvido e carregador.

Se o celular estiver molhado com líquidos que não sejam água encanada — como bebidas alcoólicas, água do mar ou água de piscina, por exemplo —, a Samsung diz para mergulhar o telefone em água potável e limpa por alguns minutos. Por meio do enxague, remove-se qualquer impureza que possa correr os circuitos internos.

De qualquer forma, tanto para a Apple quanto para a Samsung, a melhor forma de secar um celular é deixar a água evaporar naturalmente. Para agilizar o processo, dá para colocar um ventilador virado para o smartphone.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas