Uma das coisas mais irritantes sobre o celular é ter que ouvir a conversa dos outros: parece que eles sempre falam muito alto, e fica difícil se concentrar em outra coisa. O New York Times analisa o que acontece com nosso cérebro para acharmos isso tão irritante.

A razão básica que nos irrita ao ouvir uma conversa dessas é que ela sequestra nossas funções cognitivas – não podemos fazer nada a respeito, e não podemos fugir dela:



“Se você ouve só uma pessoa falando, você fica constantemente tentando colocar essa parte da conversa em contexto”, disse Dr. Galván. “Isso, naturalmente, vai afastar a sua atenção de tudo aquilo que você está tentando fazer.”

Também é uma questão de controle, dizem Dr. Galván e seus colegas. Quando as pessoas estão presas ao lado de uma conversa unilateral… sua raiva aumenta da mesma forma que em outras situações das quais não são livres para sair, como esperar por um trem.

A outra grande razão para acharmos isto tão chato é porque somos atraídos pela estranheza de uma conversa unilateral. Queremos concluir esse enigma e descobrir o que eles estão falando. Tudo o que dizem é surpreendente, e você não pode prever o que vai acontecer a seguir. Basicamente, o nosso cérebro é atraído por esta conversa porque ela é muito estranha para se ignorar.

Outro detalhe curioso sobre o nosso aborrecimento com conversas de celular: parece que as pessoas tendem a falar mais alto no celular quando estão em público. Mas acontece que isso não é bem verdade:

Como é quase impossível ignorar uma conversa próxima no celular, as pessoas sujeitas a ela muitas vezes acreditam, incorretamente, que o locutor está falando anormalmente alto…

Em média, os passageiros pensaram que quem falava em celular o fazia mais alto, mesmo quando não era o caso… “Quando você olha para uma luz, ela parece mais brilhante,” disse Dr. Emberson. “E quando você não consegue deixar de prestar atenção a um ruído, ele parece mais alto.”

Infelizmente, não há muito que você possa fazer para aliviar o incômodo de uma conversa de celular no seu ouvido. Em muitos casos, você não consegue nem sair para outro lugar. Só espero que as pessoas parem de ter essas conversas fúteis e longas dentro do ônibus.

style-attribution-arrow-2 Celulares como um irritante moderno | The New York Times

Foto por Rob zand/Flickr