Sobre um possível iPad de 7,8 polegadas

Rumores de um possível iPad com 7 polegadas estão circulando muito ultimamente, mas a maioria não passa de especulação ou relatos vagos. Mas o programador Joel Bernstein, que trabalha com iOS, tem um argumento convincente de que um iPad de 7,8 polegadas faria sentido de uma perspectiva de interface. — Eu venho conversando com algumas […]
Por que faz sentido um iPad de 7,8 polegadas

Rumores de um possível iPad com 7 polegadas estão circulando muito ultimamente, mas a maioria não passa de especulação ou relatos vagos. Mas o programador Joel Bernstein, que trabalha com iOS, tem um argumento convincente de que um iPad de 7,8 polegadas faria sentido de uma perspectiva de interface.

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Eu venho conversando com algumas pessoas no Twitter se seria possível que a Apple um dia apresentasse um iPad menor e mais leve. E vejo uma opinião geral de que isto exigiria uma mudança na dimensão da tela em pontos, ou os alvos de toque seriam tão pequenos que seria impossível tocá-los de forma precisa. Explico aqui meu argumento para eu acreditar que seria possível reduzir o tamanho da tela, manter o mesmo número de pontos, e manter uma interface perfeitamente utilizável.

Quero deixar claro que estou longe de certo que um dia veremos um dispositivo assim. A Apple pode decidir não mirar no mercado low-end de tablets. Eles podem não chegar a custos tão baixos a ponto de vendê-lo por um preço atraente e ter lucro. Tudo o que estou dizendo é: isto é totalmente factível de uma perspectiva de interface.

O caso de 7,8 polegadas

Neste post, vou falar exclusivamente sobre “pixels lógicos”, também conhecidos como “pontos”, que são equivalentes a um pixel não-Retina, ou quatro pixels Retina em uma grade 2×2. Eu não sei se um iPad menor e mais barato poderia aproveitar a duplicação dos pixels, mas isto seria irrelevante para esta discussão.

O iPad sempre teve uma resolução lógica de 768×1024, uma tela de 9,7 polegadas e um DPI lógico (pontos por polegada) de 132. Como estamos falando de pontos, ou “pixels lógicos”, isto vale inclusive para o iPad com tela Retina.

O iPhone e o iPod Touch sempre tiveram uma resolução lógica de 320×480, uma tela de 3,5 polegadas e um DPI lógico de 163. De novo, estamos falando de pontos, então isto vale também para o iPhone 4/4S.

As Diretrizes de Interface Humana do iOS dizem: “O tamanho da tela em dispositivos iOS pode variar, mas não o tamanho médio da ponta de um dedo. Não importa o dispositivo que rode seu app, seguir estas diretrizes garante que será possível usar seu app confortavelmente. Dê aos elementos de toque no seu aplicativo uma área-alvo com cerca de 44×44 pontos.”

44 pontos são 8,4mm no iPad, e 6,6mm no iPhone. Deixando de lado a diferença em DPI, e dando a mesma área-alvo a ambos os dispositivos, eles basicamente disseram aos desenvolvedores para tornar os alvos de toque 23% maiores no iPad que no iPhone. Isto nunca foi realmente um problema, já que o iPad tem muito mais espaço de tela – ninguém se importa com um botão mais fácil de se tocar.

Se a tela do iPad tivesse 163 pontos por polegada – mesmo DPI lógico do iPhone – ela mediria 7,85 polegadas na diagonal. Isto é bastante próximo dos rumores que circulam sobre um iPad de 7″.

Um alvo de 44 pontos em uma tela de 7,85″ teria o mesmo tamanho de um alvo de 44 pontos no iPhone (6,6mm). Milhões de pessoas usam o iPhone todo dia, e não teriam problema em tocar um alvo de 6,6mm. Como disse a Apple, seus dedos não mudam de tamanho quando eles vão para o iPad.

Possíveis problemas

Então, através de um planejamento brilhante ou pura sorte, a Apple está numa rara posição de modificar o DPI de um dispositivo touchscreen sem prejudicar a usabilidade. Alguns tipos de apps seriam afetados negativamente, e exigiriam alguns ajustes se o DPI mudasse:

  • Apps que requerem elementos de interface em um tamanho físico específico. Talvez seu app tenha uma régua na tela, e seus bitmaps de régua tenham 132 pixels por polegada. Seria necessário desenhar versões separadas para a tela menor.
  • Apps com elementos de interface menores que 44 pontos. Estes apps passam de difíceis de usar para levemente mais difíceis de usar. A maioria dos desenvolvedores segue as diretrizes da Apple, então não me compadeço muito do problema, e acho que a Apple também não.
  • Apps que exigem extrema precisão. Como o sensor de toque deve ser o mesmo presente no iPad atual, ele terá o mesmo erro de medida, só que agora ele estará espalhado por mais pixels. A margem de erro, hoje, é muito pequena – então duvido que seja realmente um problema.

Talvez a Apple não queira fazer tablets mais baratos. Talvez nunca vejamos um iPad de 7,8 polegadas. Mas, pensando apenas em interface, isso seria totalmente possível.

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