O Japão está enfrentando um problema incomum: seus jovens não estão mais consumindo álcool. Por isso, o governo do país lançou a “Sake Viva!”: campanha de estímulo para população enviar sugestões de maneiras que incentivem os jovens a beberem mais.
A Agência Nacional de Impostos, órgão à frente da iniciativa, pede que as pessoas enviem ideias para “estimular a demanda entre os jovens” através de outros serviços, como promoções, produtos, designs e técnicas de venda, por exemplo. O uso de inteligência artificial ou presença no metaverso estão liberados, como registrou a CNN.
As inscrições para o envio das ideias ficam abertas até 9 de setembro. Em outubro, os finalistas serão convidados para uma consulta com especialistas e, em novembro, o país realiza um “torneio final” com as melhores sugestões em Tóquio. Quem ganhar terá apoio para a comercialização do plano, disse a Receita Federal japonesa.
O motivo: jovens não bebem mais
O Japão viu o consumo de bebidas cair drasticamente durante a pandemia, quando determinou o fechamento de bares e estabelecimentos públicos para conter o vírus.
Além disso, o declínio nas taxas de natalidade, o envelhecimento da população e as mudanças no estilo de vida depois da Covid-19 também forçaram a queda drástica nas receitas de impostos sobre bebidas alcoólicas.
Apesar do país ter registrado aumento no consumo doméstico de álcool, a população jovem adulta parece ter parado de beber. Apenas 7,8% das pessoas na faixa dos 20 anos dizem consumir esse tipo de bebida, ante 30% das pessoas entre 40 e 60 anos.
Isso afeta a 3ª maior economia global: os impostos sobre bebidas alcoólicas sempre foram uma importante fonte de receita para o governo japonês. Mas têm diminuído nos últimos anos. Em 2021, o Japão arrecadou 1,1 trilhão de ienes sobre o álcool –mais de R$ 42 bilhões no câmbio atual. O monte representou 1,7% da receita tributária total. Em 2011, o setor somou 3% e, em 1980, 5%.