A bateria do seu celular demora uma eternidade para chegar a 100%? Vários fatores podem influenciar na velocidade de carregamento –como o tipo de smartphone e a idade do carregador, claro. Porém, há também vários outros motivos pelos quais seu telefone pode estar carregando tão devagar. Veja abaixo alguns deles.

Cabo com defeito

Geralmente, um cabo defeituoso é o principal motivo que faz a bateria de um smartphone carregar lentamente. No dia a dia, o fio –principalmente aqueles mais velhos– vão adquirindo cortes, dobras e outros danos. Nesses casos, a solução para o problema é simples: basta comprar um cabo novo.

Uso de carregadores diferentes

Você comprou ou usa um carregador diferente daquele que veio na caixa do celular? Por mais que um mesmo cabo possa carregar vários tipos de aparelhos, isso não significa que qualquer carregador funcione no seu smartphone. Como cada fonte conta com um valor de corrente elétrico específico; é preciso verificar, portanto, se ele é compatível com a marca e modelo do seu celular.

Problemas na porta de carregamento

Como a entrada do carregador do celular é aberta, ela fica suscetível à entrada água e acúmulo de sujeira, o que pode gerar mal contato ou danos nas portas de carregamento. O problema é agravado ao enfiar o cabo com força no aparelho. Por isso, se a entrada estiver solta ou aparentar ter sofrido algum dano, o recomendado é levar o telefone para uma assistência técnica.

Aplicativos em segundo plano

Geralmente, a tela é a consumidora número 1 de bateria. Se você tem o hábito de usar o telefone enquanto ele carrega –além do risco de tomar um choque– também deixará o processo de carregamento mais lento. Porém, verifique também se existem aplicativos abertos ou que estão sendo executados em segundo plano no seu celular, pois eles podem estar utilizando os recursos do seu aparelho desnecessariamente.

Celular velho

Se você usa o smartphone há algum tempo, inevitavelmente, as baterias vão se degradar ao longo do uso de anos. Por mais que você mantenha hábitos para manter a bateria saudável, após um determinado tempo elas podem acabar demorando mais para carregar. Por isso, se a bateria não está mais carregando ou segurando a mesma carga de antes, a triste notícia é que ela (ou o celular) precisa ser trocada por uma nova.