Por que o novo SSD da Samsung é diferente de todos do mercado?

Samsung promete nova geração de unidades de armazenamento que trazem capacidade computacional. Veja mais
Por que o novo SSD da Samsung é diferente de todos do mercado?
Imagem: Samsung/Divulgação

A partir de uma parceria com a AMD Xilinx, a Samsung lançou a segunda versão do seu SmartSSD, uma unidade SSD que promete muito mais do que apenas armazenar arquivos.

Lançado pela primeira vez em 2020, o produto é chamado “inteligente” porque tem a capacidade de processar os dados armazenados por conta própria, sem depender da CPU, GPU e RAM do computador.

Com o SmartSSD de segunda geração, a Samsung afirma que a unidade reduz em 50% o tempo de processamento para consultas de bancos de dados, além de um consumo 70% menor do que SSDs tradicionais.

Segundo apontou o site TechRadar, esse tipo de tecnologia promete vir para ficar, mesmo que ela ainda não seja apropriada para todos os usos. A marca sul-coreana afirma que ela tem o potencial de acelerar “drasticamente” o acesso de banco de dados pesados e o uso de aplicativos, pois elas reduzem a quantidade de transferências entre os componentes.

“Um dispositivo de transcodificação de vídeo unido a um dispositivo de armazenamento pode permitir que um servidor de vídeo transmita conteúdo com mais eficiência, minimizando transferências de dados desnecessárias”, disse Richard New, vice-presidente de pesquisa da Western Digital, ao Tech Radar.

Samsung promete o futuro do armazenamento computacional

Até então, os SSDs comuns não tem a capacidade de fazer muito além de sua função de armazenamento — como salvar documentos, imagens e vídeos –, sendo um desafio tecnológico incluir neles o mesmo desempenho de uma CPU comum.

Porém, com os avanços em nível de processamento e software, a Samsung tem conseguido superar essa barreira, permitindo a fabricação de SSDs com capacidade de armazenamento computacional.

“Com a funcionalidade de processamento atualizada do SmartSSD de segunda geração, a Samsung poderá atender facilmente às crescentes necessidades dos clientes nos setores de banco de dados e transcodificação de vídeo, à medida que expandimos os limites do mercado de armazenamento de próxima geração”, disse Jin-Hyeok Choi, vice-presidente executivo e chefe de produto e desenvolvimento de soluções de memória da Samsung.

Por enquanto, ainda não há informações sobre quando o novo SSD inteligente da Samsung estará disponível no mercado.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas