Por que os cabelos ficam brancos? A ciência explica

Estudo que analisou o pelo de camundongos descreveu o processo químico por trás do embranquecimento dos fios. Entenda
Por que os cabelos ficam brancos? A ciência explica
Imagem: FORMAT arw/Unsplash/Reprodução

É só a idade chegar que os cabelos brancos começam a aparecer. Agora, cientistas da Universidade de Nova York, nos EUA, desvendaram o mistério por trás dessa mudança na aparência dos fios. 

Segundo os pesquisadores, o cabelo grisalho está relacionado às chamadas células-tronco de melanócitos, também conhecidas como McSCs. Durante o crescimento normal do cabelo, essas células são capazes de se mover continuamente e transitar entre os compartimentos do folículo piloso em desenvolvimento. 

No entanto, conforme o cabelo envelhece, cai e volta a crescer repetidamente, um número crescente de McSCs fica preso em um compartimento chamado de protuberância do folículo piloso. 

Essas células acabam não amadurecendo e também não voltam para sua localização original no compartimento germinativo. Como consequência, as proteínas que existem ali não a estimulam a se regenerar em células de pigmento, deixando os cabelos na cor branca.  

O estudo publicado na revista Nature focou principalmente no pelo de camundongos, mas os pesquisadores acreditam que o mesmo possa ocorrer com os cabelos humanos. 

Caso isso se confirme, os cientistas poderão buscar por caminhos para reverter ou prevenir o envelhecimento do cabelo humano, ajudando as células congestionadas a se moverem novamente entre os compartimentos do folículo piloso.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas