_Curiosidades

Porca tem superovulação rara e dá à luz 41 filhotes em Santa Catarina

O mais comum é que suínos tenham, no máximo, 14 leitões por ninhada; o acontecimento raro pode levar a porca catarinense ao livro dos recordes!

Porca tem superovulação e dá à luz a 41 leitões em Santa Catarina

Imagem: Portal Faxinal/Reprodução

Uma porca de Faxinal dos Guedes, município de 10,6 mil habitantes no interior de Santa Catarina, deu à luz 41 filhotes no final de março. O caso é muito raro: os suínos costumam ter, em média, de 12 a 14 leitões por gestação. 

Segundo reportagem do Globo Rural, o animal ficou quase cinco horas em trabalho de parto. O mais comum é que o período dure cerca de três horas em porcas saudáveis. Já o tempo de gestação foi de 114 dias, dentro do esperado para suínos. 

A principal hipótese é que a fêmea tenha tido uma superovulação e mantido todos os embriões. O médico veterinário da Secretaria da Agricultura de Faxinal dos Guedes, Rodrigo Lanzarini, também atribuiu o caso a fatores como “melhoramento genético, nutrição e ambiência”. 

Por causa do grande número, os tutores do animal deixaram os filhotes serem amamentados por outras porcas da Granja Dal Bó. Até então, outra fêmea do local já havia tido uma super gestação, quando gerou 26 leitões de uma vez. 

“É um grande resultado para a Granja Dal Bó e também para nós, como município, é um orgulho que tenha acontecido logo aqui”, disse Lanzarini ao Portal Faxinal. “Então a gente fica feliz”. 

Não é a primeira vez que uma cidade do Oeste Catarinense registra uma superovulação de suínos. Em abril de 2020, uma porca teve 36 leitões no município de Saudades, a 650 quilômetros da capital Florianópolis. Três meses depois, outro animal pariu 34 filhotes em Herciliópolis. 

A porca com 41 filhotes de Faxinal dos Guedes pode concorrer ao Guinness Book: nos registros do livro dos recordes, a maior ninhada já registrada foi de 37 leitões, em 1993, no Reino Unido. Desses, apenas 33 sobreviveram. 

Sair da versão mobile