Do blog oficial do Google AdSense:

Hoje, no espírito de maior transparência com quem usa o AdSense, estamos compartilhando as porcentagens de receita dos nossos dois principais produtos AdSense – AdSense para conteúdo e AdSense para buscas.

Os números: o Google fica com 32% da receita obtida com anúncios via AdSense para conteúdo (o AdSense que você coloca no seu site); no caso do AdSense para busca, o Google fica com 49% da receita. Em outras palavras, mais de um terço da receita de propaganda que paga pelos anúncios do Google Ads, que estão por toda parte, ficam com o Google. Eles não dizem quanto da receita de propaganda em dispositivos móveis, feeds e jogos ficam com eles, mas imagino que seja algo nesse intervalo.

De qualquer maneira, à medida que vemos o Google cada vez mais como a empresa do Android, do Chrome, dos smartphones e dos gadgets futuros que muito prometem, é fácil esquecer: o poder do Google no mundo dos gadgets vem da grana da empresa, e essa grana vem de propagandas. Nós costumamos falar do Google, Apple e Microsoft no mesmo assunto e nos mesmos termos, e com razão – eles estão concorrendo cada vez mais diretamente a cada dia, e o conflito é de fato um duelo de titãs. Mas, no fundo, o gigante mais novo é um outro bicho. [Google via Metafilter; imagem via]